FASHION MODA

Unicórnio do bem: marca paranaense aposta na moda circular e economiza 1 bilhão de litros de água

A TROC, startup de compra e venda de peças usadas em ótimo estado, atingiu uma meta importante ao bater um bilhão de litros de água economizados por meio da circularidade. Desde a fundação, a TROC tinha um processo de análise de seus dados com uma equipe interna. Mas, no início do ano, a startup contratou a auditoria especializada em sustentabilidade, a DNV – após a aquisição da Arezzo&Co. O objetivo é aferir e certificar as informações sobre o reflexo do second hand no meio ambiente. Essa e outras informações sobre o #impactoTROC ficam disponíveis e são atualizadas em tempo real no rodapé do site da empresa.

 

Luanna Toniolo Domakoski, CEO da Troc (Foto: divulgação)
Luanna Toniolo Domakoski, CEO da Troc (Foto: divulgação)

“A TROC se tornou um unicórnio em impacto com esse marco de 1 bilhão de litros de água economizados. E isso significa muito para nós, pois desde a criação do brechó, temos como missão reafirmar o discurso de que a roupa mais sustentável é aquela que já existe, trabalhando para ressignificar a cultura de consumo. Essa conquista nos mostra que estamos no caminho certo”, celebra a CEO da TROC, Luanna Toniolo.

LEIA TAMBÉM: A moda circular chega ao shopping

Reconhecida como referência em circularidade na América Latina pela Fundação Ellen MacArthur, especializada em economia circular, a TROC já cooperou para que 18 milhões de pessoas fossem impactadas pela moda circular. Além disso, as demais métricas feitas pela auditoria mostram que a operação do brechó evitou que mais de 174 toneladas de roupas fossem parar em aterros sanitários e contribuiu para que tivesse cerca de 1.200 toneladas de CO2 a menos na atmosfera do planeta.

Os cálculos para levantar essas informações sobre o impacto ambiental do trabalho TROC são realizados pela auditoria, utilizando a metodologia do Parlamento Europeu. O diretor de operações da TROC, Leonardo Verdi, explica que as contas são feitas segundo o número de peças que deixaram de ser produzidas.

CONFIRA: Future is now: a moda repaginada no presente e atualizada para o futuro

“Para cada produto que ganha um novo ciclo de vida e é vendido por meio da nossa plataforma ou loja física, nós consideramos o valor de 2.700 litros de água economizados”, completa. A TROC realiza, também, a doação de produtos que não tiveram aderência em seu e-commerce e após serem doadas, essas peças também entram na soma da auditoria.

Para a head de sustentabilidade da Arezzo&Co, Suelen Joner, a jornada da startup representa a consolidação da estratégia de economia circular do Grupo. “O impacto positivo da TROC no meio ambiente materializa a importância de se falar e trabalhar a economia circular em nossa operação. Para nós como Grupo, o brechó representa isso, a consolidação da nossa estratégia nessa frente, alavancando as metas de sustentabilidade”, finaliza.

Deixe um comentário