FASHION MODA

O valor da moda! O setor movimenta Curitiba

Das peças exclusivas aos grandes shoppings nacionais: o setor da moda movimenta Curitiba. Neste painel, a TOPVIEW exalta  as novidades das marcas que se destacam no cenário da capital paranaense.

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Fashion Talks

Pátio Batel Fashion Walk

Para exaltar o sucesso do PBFW, o Pátio Batel volta com os talks especiais sobre moda. Os primeiros acontecem no mês de abril — com convidados a serem confirmados. A oitava edição dos desfiles, que envolvem o luxuoso portfólio de lojas do shopping, acontecerá entre agosto e setembro de 2024. 

Onde:  Av. do Batel, 1868 – Batel

A edição #278 da TOPVIEW destacou as tendências do Pátio Batel Fashion Walk 2023 (Foto: Marcelo Soubhia)

Primeiro streaming de moda

enmoda+

Lançado em 14 de março, o primeiro streaming de moda do país envolve a Escola de Negócios de Moda (enmoda), que acumula duas décadas de experiência em ensino a distância sobre o tema. A iniciativa conta com um repertório vasto de videoaulas, apostilas, masterclass exclusivas e uma assistente virtual para auxiliar os alunos em tempo integral. 

Onde encontrar: enmodamais.com.br

Airton Embacher e Apolo Angeli, criadores do enmoda.
(Foto: Bruno Luís Frezze Meireles)

Organicidade digital

Alessa Pelissari 

Em 2022, após o fim das restrições geradas pela pandemia da Covid-19, Alessa Pelissari passou a criar as próprias roupas de festa — por não se identificar com as disponíveis no mercado. As formas orgânicas e o visual autêntico chamaram a atenção da sociedade curitibana, que passou a requisitar as peças exclusivas da estilista. Com crescimento exponencial e atendimento on-line a todo o Brasil, a marca também conta com looks autorais para encomenda. E, agora, caminha para o lançamento de um e-commerce.

A maquiadora e hairstylist Mariana Kato usando Alessa Pelissari (Foto: Brunno Covello)

Fashion Coolritiba

Labmoda

O Coolritiba, maior festival de música brasileira em Curitiba, recebe mais uma vez uma edição do Labmoda. Neste ano, a iniciativa contará com um espaço de 200 m² em frente ao palco principal da atração. De forma inédita, os visitantes também poderão apreciar a música em um segundo palco que acompanha o movimento fashion. Já em setembro, o Labmoda organizará uma semana completa de atividades ligadas à moda espalhadas pela capital paranaense. Entre quinta-feira e domingo, o público poderá conferir as marcas autorais do Paraná, e de outros estados convidados, no tradicional evento. 

Onde encontrar: labmoda.com.br

Em 2023, o Labmoda foi realizado no Museu Oscar Niemeyer (Foto: Pietra Schwarzler)

Billionaire

Pátio Batel

Ao completar 10 anos, em 2023, o Pátio Batel conquistou outra marca histórica: o faturamento de R$ 1,1 bilhão. Essa realização se deu após um aumento de 12,2% nas vendas e a ocupação de mais 15 lojas no portfólio. Hoje, o shopping, que representa o luxo na Região Sul, se consolida com 99% de ocupação na área bruta locável (ABL).

Onde:  Av. do Batel, 1.868 – Batel

O Pátio Batel acumula uma década na história do luxo brasileiro (Foto: Bruno Ryfer)

Tech!

LAFORT

Com mais de cinco décadas de história, a marca é pioneira no uso de tricô no Brasil e conta com o registro exclusivo do tecido Technoblock® — que une conforto térmico e praticidade ao não amassar as peças. Ainda que consolidada, a LAFORT se mantém em plena expansão e destaca a inauguração no final de 2023 de uma loja no Catarina Fashion Outlet (em São Paulo) e a ampliação da unidade no shopping VillageMall (no Rio de Janeiro). Além disso, há projeto em andamento para a expansão internacional da marca.

Onde encontrar: lafort.com.br

Irit Czerny Schilis é diretora criativa da LAFORT (Foto: divulgação)

Moda em festa

L’SCENA Atelier

Fundado em 2018, pela designer Monica Francesca, o L’SCENA Atelier conquistou o coração das curitibanas adeptas à moda autoral exclusiva e de festa. De um pequeno ateliê de 60 m², a marca passou a atender em uma casa de 200 m² em 2023 — para dar conta do crescimento significativo dos pedidos de peças exclusivas. Para ter uma ideia geral: em 2022, a marca atendeu 45 pessoas. Em 2023, foram 150 e, no primeiro trimestre de 2024, já são 50 pedidos em andamento. A previsão é que a marca tenha um aumento de 45% nas entregas e, hoje, já registra um crescimento de 200% nos agendamentos, em relação ao ano passo, que resultam em 85% de conversão em vendas.

Onde encontrar: lscena.com.br

A influenciadora Manozzita, com mais de 7 milhões de seguidores nas redes sociais, escolheu peças exclusivas do ateliê para as celebrações de sua formatura (Foto: divulgação)

Moulage

Mayara Junges

A montagem das peças diretamente no manequim, pelo método moulage, é a estrela da produção da marca Mayara Junges. Fundada em 2022, a marca já alcançou nomes de peso no mundo da moda e da beleza como Costanza Pascolatos, Júlia Petit e Lívia Nunes Marques. De 2023 para cá, o faturamento do ateliê, que até o momento faz as vendas via e-commerce, triplicou. As curitibanas têm o privilégio de visitar o espaço e garantirem a exclusividade dos modelos, mas a ideia de adicionar um showroom ao trabalho da marca é um objetivo a ser alcançado pela fundadora, que batiza a marca.

Onde encontrar: mayarajunges.com

As peças estruturadas são o ponto alto da marca (Foto: divulgação)

*Matéria originalmente publicada na edição #286 da TOPVIEW.

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