FASHION MODA

Moda, modismo ou estilo?

Como os conceitos mudam, perecem e se reciclam

Você acha que não vive a moda? Então deixa eu te contar que vive sim, porque a moda vai muito além de uma maneira de vestir-se. A palavra moda significa costume e provém do latim ‘modus’. A variação da característica das vestimentas surgiu para diferenciar o que antes era igual e juntando pessoas em comum, tribos, grupos. Caracteriza uma época social e, às vezes, é atemporal. Moda também tem tudo a ver com História, desde os nobres da Idade Média até a produção em massa da Revolução Industrial. Moda é uma época vivida, afinal, o que seria da Belle Époque sem os tecidos nobres, bordados, rendas e plumas? Moda é inspiração, influência, reconhecimento, posicionamento. Moda é cultura e está no museu. É arte.

Já o modismo são peças que surgem e se tornam rapidamente febre entre todos. Um produto de sucesso comercial por um período, como as ombreiras dos anos 1980 e a cintura baixa do começo dos anos 2000 – marcando um período de uma geração. A peça pode não ter a ver com seu estilo, mas traz modernidade e mostra que você está ligada no atual.

E dentre tudo que é efêmero, o que permanece é o seu estilo. É seu gosto, personalidade, lifestyle; tudo o que lhe representa. Para acertar, use peças da moda, modismo que se encaixem no seu estilo, tornando seu
estilo sustentável, sem exageros.

Gosto de dizer que temos um exemplo da junção perfeita entre moda, modismo e estilo aqui mesmo em Curitiba. Fundada em 2017, a marca Felícia Pretto tem peças sofisticadas e atemporais por essência. As coleções são desenvolvidas com olhar atento às novidades, sem deixar de lado o clássico, e sempre com o princípio da desconstrução do look, transformando uma peça em várias.

Esses conceitos também se relacionam com a psicologia e a sustentabilidade, levando em consideração o bem-estar. “Se reconhecer e saber o que lhe faz bem é o componente mais importante para ter o seu estilo próprio. O autoconhecimento faz com que tenhamos escolhas mais conscientes e ações mais assertivas, consumindo apenas o que faz sentido para nossa vida”, diz Felícia Pretto.

Felícia Pretto

De origem catarinense, Felícia começou na carreira como psicóloga e especializou-se em neuropsicologia. Após 15 anos de uma carreira ativa, permitiu-se, em 2017, seguir seu sonho de trabalhar com moda, sendo, além de founder, diretora criativa da marca que leva seu nome. Suas peças tem como foco o couro de qualidade e o minimalismo.

+ 2 itens atemporais para ter no closet

Vestido Perfecto, da Felícia Pretto | R$ 2.700,00
Vestido Marjorie, da Felícia Pretto | R$ 4.100,00

*Matéria originalmente publicada na edição #249 da revista TOPVIEW. 

Deixe um comentário