FASHION MODA

Second hand tips: fundadora da TROC traz 8 dicas para você aderir agora à economia circular 

Entre os hábitos principais da economia circular estão: comprar itens de brechós, livros de sebos e alugar produtos de uso pontual estão

Agosto é o mês internacional do second hand, e a TROC, startup de compras e vendas de peças usadas em ótimo estado e que faz parte do grupo Arezzo&Co, e para celebrar essa data está promovendo a campanha “TROC seus hábitos”, que consiste em um shooting especial feito com mulheres clientes assíduas da plataforma e conteúdo educativo sobre moda circular feito em colaboração com parceiros TROC. 

Como parte da iniciativa, Luanna Toniolo, CEO da TROC, reuniu algumas dicas simples de como aderir à economia circular no dia-a-dia. 

8 dicas para aderir agora à economia circular por Luana Toniolo 

Faça um mini bazar entre amigos

Reunir amigos periodicamente para vender, ou até mesmo trocar, itens como livros, peças de decoração, roupas, entre outros objetos, é uma ótima estratégia para fomentar a moda circular de maneira simples, que envolva pessoas que já fazem parte do mesmo círculo social.

Essa prática acaba sendo um evento gostoso e os amigos trocam lembranças uns dos outros para suas casas. 

Presenteie com artigos de brechós ou sebos

Ao presentear um amigo ou familiar, opte por itens de brechós ou sebos que estejam em bom estado. Essa prática reforça que é muito possível presentear alguém com artigos de segunda mão sem perder a qualidade.
É uma forma de introduzir uma pessoa ao mundo da economia circular e quem sabe despertar um novo entusiasta da prática, não é? É só caprichar na embalagem para surpreender o presenteado!

Participe de bazares e feiras

Participar de eventos que promovam a economia circular, como bazares e feiras, pode te ajudar a encontrar uma variedade de itens de segunda mão, além de proporcionar a experiência de garimpar, que pode ser muito divertida.

Alugue itens de uso pontual

Ao precisar de um item que será utilizado pontualmente, em uma situação específica, opte pelo aluguel no lugar da compra. Dessa maneira, além de reduzir custos, você contribui para que uma mesma peça possa atender a diversas pessoas em momentos diferentes.

Uma bolsa, um vestido para uma festa, roupa de neve para uma viagem pontual, são bons exemplos em que a locação sempre faz sentido.

Faça uma limpa em seu guarda-roupa periodicamente

Organize o seu guarda-roupa periodicamente, a cada seis meses, por exemplo, e faça uma limpa das peças que já não são mais utilizadas. Importante lembrar: aquela peça que está guardada há meses, mas que algum dia pode servir, provavelmente é uma ótima candidata para ganhar espaço em um bazar ou brechó 🙂 

Customize peças

Que tal customizar peças antigas para trazer um estilo próprio e dar uma cara nova para um item que já está no guarda-roupa? Além de reduzir custos e evitar compras desnecessárias, a customização também ajuda a fomentar a criatividade!

Pois é, trocar um botão pode ser tudo que sua jaqueta precisa para ser usada novamente, já pensou nisso?

Visite novos brechós

Reserve um tempo para conhecer novos brechós ou diferentes tipos de lojas de segunda mão online ou offline. Esses lugares estão repletos de itens incríveis, com ótima qualidade e custo benefício.
A dica vale para viagens nacionais e internacionais também, afinal, bons achados são sempre super bem vindos!

Lista de itens “proibidos comprar novos”

Que tal criar uma listinha de itens “proibidos de comprar novos”? Assim, sempre que quiser comprar algum artigo desta lista, lembrará que pode encontrá-los em locais de second hand.

Dica boa para quem tem filhos pequenos é comprar brinquedos usados. Alguns terão pouco tempo de uso e geralmente ocupam bastante espaço.

Deixe um comentário