FASHION MODA

FENDIbackfrontal: FENDI apresenta sua coleção em colaboração a BLESS

Com FENDIbackfrontals, BLESS procura trazer o interior para fora e oferecer uma visão mais completa e humana de uma marca de moda, que em geral costuma mostrar apenas o seu lado ‘brilhante’.

BLESS dirige um atelier transdisciplinar fundado em 1997 por Desiree Heiss e Ines Kaag em Paris e Berlim, oferecendo conexões inventivas entre arte e design, moda e arquitetura, novas definições para objetos e produtos, e soluções criativas para práticas sociais e administrativas. Por quase 25 anos, começando pelo produto Nº07 Living Room Conquerors (Conquistadores da Sala de Estar) em 1998, uma série de opções de vestuário criadas para atualizar outrora amados, porém já obsoletos móveis domésticos, a BLESS constantemente propõe produtos ligados ao mobiliário que redefinem a nossa relação com o design.

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Para essa colaboração, a BLESS obteve acesso à FENDI a partir de múltiplos canais; tanto público como pessoal, corporativo e individual, a fim de honrar a complexidade da Maison.

(Foto: divulgação)

A proposta da BLESS para a Design Miami/2023 é uma área de lazer com abordagem multifacetada a fim de ressaltar os pontos fortes da FENDI, num registro consciente de tudo que a Maison personifica hoje. O estande é dominado por quatro biombos dupla face desenvolvidos em parceria com a FENDI CASA, e organizados de modo a criar tanto um cenário frontal como caminhos nos fundos. A frente desses biombos de 2,5 x 3,5 metros abrigam foto documentos (Wallscapes) de interiores ligados à FENDI, enquanto a parte traseira incorpora mobília, oferecendo uma abordagem funcional na forma de assentos, mesas e elementos de armazenagem.

(Foto: divulgação)

A parte traseira dos biombos foi fabricada com o nobre e lustroso jacarandá, e mesmo assim são apresentados ‘por trás das cenas’, formando um corredor com as paredes perimetrais do estande. As paredes foram cobertas com um tecido estampado por montagens de fotografias da parte traseira dos biombos, criando um efeito ‘espelhado’. Cada biombo é um microuniverso tridimensional que permite ao visitante mergulhar em um fragmento exportado da FENDI – um momento de transporte que permite coabitar com a Maison. A sensação é ainda mais aprofundada
com a inclusão de uma série de produtos menores, incluindo uma iteração com a BLESS Nº7 Chairwear B e uma vassoura forrada em couro de luvas de pele de cabra, posicionadas como se em direta ‘conversação’ com os biombos.


Cada biombo evoca um tema diferente e tem suas próprias características funcionais. O Entrance incorpora uma imagem da entrada da sede da FENDI no Palazzo della Civiltà Italiana, um espelho oval com uma moldura em jacarandá, ganchos para pendurar, uma tomada elétrica e uma gaveta; Kitchen incorpora a imagem do espaço doméstico da cozinha de um membro da família Fendi, um espelho embutido, uma maçaneta e uma cômoda; Elevator incorpora a imagem de uma área acima da boutique FENDI em Roma que proporciona privacidade aos VIC (consumidores muito importantes), uma caixa com cadeado, uma gaveta e uma cadeira; Statue incorpora a imagem de uma área em cima da boutique e uma porta oculta e funcional com uma maçaneta de latão.

(Foto: divulgação)

Reconhecendo a história da FENDI como uma casa de alta-costura e o conhecimento especializado de seus ateliers, materiais que incluem pelo de carneiro, couro de bezerro estampado, couro de carneiro e lã Merino foram usados pelo Atelier para criar um cobertor feito com intarsia intrincadamente ilustrada, exibindo uma cena cotidiana de ‘backstage’ no Palazzo della Civiltà Italiana escolhida pela BLESS. Com esse elemento, a BLESS reconhece o legado artesanal da FENDI e honra a importância desse setor como um pilar da Maison.

Pessoas trabalhando no estande da FENDI durante a feira Design/Miami podem se aproveitar de um quarto de ‘despensa’, uma pequena cabine criada pela BLESS para armazenar pertences e uma variedade de produtos de limpeza. Esses objetos foram renovados com capas sob medida de couro reciclado, incluindo embalagens de detergente cobertas com retalhos de couro que foram recicladas usando restos de estoque disponíveis de coleções anteriores, que, de outra forma, após alguns anos seriam descartados.

(Foto: divulgação)

As bolsas Protective Sister Bag e Protective Brother Carton Bag são a interpretação da BLESS sobre a icônica bolsa Peekaboo da FENDI, com a opção de se transformarem em duas bolsas utilizadas independentemente, ou saírem juntas no seu formato combinado de ‘família’. Aqui, a BLESS imbui a Peekaboo com o mesmo espírito colaborativo e multifacetado usado nos biombos. O design da bolsa foi quase intocado, enquanto pedaços de pacotes enviados entre os estúdios de Berlim e Paris e a FENDI em Roma, incluindo etiquetas de correio e uma bolsa protetora de algodão, agregam valor a elementos comumente considerados subprodutos efêmeros das operações cotidianas, e no processo adicionando camadas de visibilidade a esse diálogo contínuo. Através dessa atitude, a BLESS agrupa um índice efetivo do processo, incorporando elementos já existentes, preparatórios e operacionais a uma forma multifacetada cujo propósito e significado é contingente da soma de suas partes distintas e sua interrelação familiar.

No coração da FENDIbackfrontals existe um desejo profundo da BLESS em celebrar o notável savoirfaire, mas também o menos apreciado valor de ter criado uma companhia que tem em sua própria fundação um caso de família e cuja estrutura humana atual profunda, quase cem anos depois, permanece semelhante à de uma grande família.

(Foto: divulgação)

Em 27 de agosto de 2022, a festa da BLESS Nº72 Collective Rausch ocorreu no KW Institute of Contemporary Art em Berlim, com o apoio da FENDI. O evento reuniu 200 colaboradores antigos e atuais da BLESS dos últimos 25 anos. O dress code foi BLESS, com a presença de cada convidado contribuindo fisicamente a fim de incorporar o período de 25 anos de trabalho.

BLESS recentemente publicou Celebrating 25 Years of Always Stress with BLESS, o terceiro de uma série de livros em andamento que reúne o visual aplicado e a documentação escrita de suas coleções, demonstrando a ampla gama de suas atividades. O novo KW Institute of Contemporary Art coeditou os títulos que apresentam as coleções Nº42-73. Previamente publicados foram: Retroperspective Home Nº30-41 (2010) e Celebrating 10 Years of Timelessness Nº00-29 (2006).

Em fevereiro de 2024, o MACRO (Museu de Arte Contemporânea de Roma) vai inaugurar uma exposição dedicada à BLESS. BLESS é frequentemente caracterizada como uma pessoa: os produtos que ela usa/veste são ao mesmo tempo práticos e surreais, ela não faz desfiles, ela não faz exposições, e suas coleções resistem ao tempo e espaço, enquanto personificam e abraçam a realidade – a casa, o escritório, a cidade, o museu. Constituindo a primeira mostra na Itália dedicada ao trabalho das autointituladas “designers de situação”, Desiree Heiss e Ines Kaag, fundadoras da marca, a exibição aludirá a mais de 25 anos de produtos, situações e colaborações, tudo montado num ambiente recentemente concebido, e que reflete 360 graus de todos os lados de luz e sombra do eterno stress com a BLESS.

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