FASHION MODA

Brasil Eco Fashion Week 2022 estreia em 30 de novembro

CoCriar o Futuro – este é o tema da 6ª Brasil Eco Fashion Week (BEFW), semana de moda sustentável cuja abertura é no dia 30 de novembro na Unibes Cultura. De 1º a 3 de dezembro, as atividades devem ocupar o Senac Lapa Faustolo e, de 4 a 6 de dezembro, com workshops realizados na Unibes Cultural.

VB Atelier (Foto: divulgação)
VB Atelier (Foto: divulgação)

“A BEFW tem como propósito nutrir o ecossistema apresentando processos produtivos e criativos, conectando os negócios da moda a uma cadeia de suprimentos inovadora e sustentável e aproximar as marcas dos consumidores”, explica Rafael Morais, diretor executivo da plataforma Brasil Eco Fashion (BEF), realizadora o evento.

Portanto, Cocriar o Futuro é uma chamada para fomentar a colaboração entre os pequenos e os grandes atores da moda sustentável, debatendo estratégias para a inovação de produtos e para mais interações e diálogo com os clientes. Trata-se de se adequar para ser mais competitivo em uma indústria que deve crescer US$ 9,81 bilhões em 2025 e chegar a US$ 15 bilhões em 2030, de acordo com relatório Global Ethical Fashion Market da The Business Research Company.

Nesta 6ª edição, o evento reúne 20 desfiles, 18 painéis, 30 workshops, além de instalações temáticas. Estão em pauta os pilares da moda sustentável como a preservação ambiental, o desenvolvimento social e econômico. Entre os temas há inovação têxtil, ciência e conhecimento, resgate cultural, circularidade, certificações, upcycling, reciclagem e descarte de resíduos. O mercado de consumo e de cultura são abordados com temas como inovações digitais que incluem e-commerce, rastreamentos, NFTs e metaverso, entre outras

O que esperar da Brasil Eco Fashion Week 2022

Em sua jornada, o BEFW já reuniu cerca de 150 marcas orientadas pela sustentabilidade. Entre as marcas selecionadas para a edição, 20 terão destaque na passarela, entre elas: a Alme (Rio Grande do Sul), a Demodê (Maranhão), a Ludimila Heringer (Pará), collab Rani + Comas (São Paulo), Woolmay Mayden (São Paulo), Sau Swin (Ceará) e VB Atelier (Rio de Janeiro). Entre as marcas que já desfilaram na BEFW Milão, na Itália, participam da 6ª BEFW a Libertees (Minas Gerais), a Rico Bracco (Rio Grande do Sul) e a Vestô (Rio de Janeiro).

Em destaque, há o primeiro desfile de brechó no evento. A marca Repassa (São Paulo) expõe seus looks com algumas das 600 mil peças em estoque e ressalta que o mercado de segunda mão é o que mais cresce entre a Geração Z e os Millennials (dados GlobalData, 2022). Também na passarela, a Pantys (São Paulo) apresenta suas calcinhas absorventes, laváveis e reutilizáveis. Esta é a primeira marca brasileira a lançar uma coleção NFTs, entrando no mercado de tokens não fungíveis, com idéia de construir conteúdo no universo feminino também no metaverso.

O evento conta com a abertura da futurista Lala Deheinzelin, pioneira da Economia Criativa no país abordando o tema “CoCriar o Futuro”. Nos painéis, há destaque para Luciana Duarte, da Ethical Fashion Brazil, que mediou debate sobre o tema “Moda Sustentável no Brasil” na 27ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP27) no Egito.

O destaque internacional é para a palestra performática “Enqakunaq Kunpi P’achan – Os Trajes Reais dos Incas”, uma imersão pela moda palaciana de Cusco do século 15, onde as pessoas vestidas são os próprios descendentes dos incas. Quem ministra é Adrian Llave Inca Yachachiq, pesquisador da história andina. O historiador lidera o workshop para designers que querem usar de forma coerente o seu próprio legado cultural para recriar novas formas de produtos na moda contemporânea. Sobre tendências, Giovana Cornacchia e Mariah Cidral, da Clémente Paris, realizam workshop “Cool Hunting e Sustentabilidade” para evidenciar as perspectivas e o esforço da Europa em ser cada vez mais sustentável no campo ambiental, social e econômico.

Durante esta edição, será apresentado o resultado do 1º Programa de Moda Circular e Inovação BEFW, projeto realizado com Curadoria da equipe de especialistas em circularidade e sustentabilidade do Instituto Senai de Tecnologia Têxtil e de Confecção do SENAI CETIQT.

Serviço

Quando: de 30 de novembro a 06 de dezembro

Onde: em diferentes pontos da cidade de São Paulo, clique para conferir.

Instagram: clique aqui.

Deixe um comentário