Arts & Fashion: o flerte entre obras de arte e moda
Arte que vira roupa ou roupa que vira arte? Quando se trata de moda, as duas coisas se misturam, interagem e até se fundem. E não é de hoje que a alta-costura e as artes plásticas se inspiram mutuamente. O diálogo entre elas mudou muito com o tempo, mas sempre existiu. Atualmente, com o advento da cultura pop, peças de arte se tornaram acessíveis e tendência em vestidos, sapatos, camisetas e bolsas. Aqui, cito alguns exemplos de roupas que prestam homenagem a grandes mestres (e mestras!). Confira!
Collab Inusitada
Ives Saint Laurent revolucionou (e escandalizou) o mundo artístico ao transformar uma peça de roupa em obra de arte. Diretamente inspirado pela obra abstrata de Mondrian, o vestido que leva o nome do artista holandês, imaginado por Saint Laurent em 1965, causou surpresa no desfile Haute Couture Outono-Inverno por quebrar os padrões da época. Isso porque o efeito color-block, a divisão de cores, o corte reto e o comprimento acima do joelho não eram comuns até então. A detalhe de curiosidade, o vestido é um dos mais copiados de toda a História! E releituras não faltam.
Verão da Antropofagia
Uma das principais artistas modernistas do Brasil, Tarsila do Amaral foi a personalidade escolhida para estampar a coleção de verão 2021/2022 da marca de beachwear Água de Coco. Abaporu, O Batizado de Macunaíma, entre outras obras, surgem em estampas e shapes que remetem à linguagem da artista. A coleção tem, além dos biquínis e maiôs, uma boa dose de saídas de praia, camisas, acessórios e túnicas de seda.
LV Artists
Em 2017, a internet explodiu com a notícia de que a grife Louis Vuitton iria produzir bolsas com es- tampas de obras de Da Vinci, Van Gogh, Rubens e Ticiano. Os resultados foram modelos clássicos e best-sellers da Maison — como a bolsa Speedy e da tote Neverfull – em releituras feitas pelo artista Jeff Koons. A coleção foi limitada, mas ainda é possível achar as peças em brechós de luxo e lojas especializadas.
*Matéria originalmente publicada na edição #259 da revista TOPVIEW.