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#FASHION: 4 marcas sustentáveis latino-americanas para prestar atenção

Um dos setores em constante movimento é o da Moda, que tem buscado cada vez mais alternativas que impactem positivamente o meio ambiente e o mundo criativo. É aqui que a sustentabilidade desempenha um papel transformador na indústria fashion. 

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De acordo com o recente  Relatório de Tendências de Luxo Consciente da FARFETCH, plataforma global para a indústria da moda de luxo, os consumidores de moda estão cada vez mais interessados em itens com origem sustentável: em 2022, 27% dos clientes compraram pelo menos um produto Consciente, 16% a mais do que em 2021, e houve uma taxa de conversão 10% maior para esta categoria em comparação com produtos não Conscientes. Além disso, as vendas conscientes cresceram 16 pontos percentuais mais rápido do que as vendas gerais no marketplace. 

4 marcas de moda latinas sustentáveis e criativas

ESCVDO

(Foto: divulgação)

A combinação equilibrada da herança peruana; ética na moda de luxo contemporânea; conhecimento ancestral e um amplo respeito pelos artesãos locais que dão vida às suas criações exclusivas é o que está por trás da ESCVDO: uma marca criada pelas irmãs Chiara e Giuliana Macchiavello quando voltaram a sua terra natal, Peru, depois de estudarem em Londres.

Sob a premissa “dedicada ao design, comprometida com o patrimônio”, a ESCVDO incorpora tecidos ecológicos e livres de crueldade animal em cada etapa de sua produção, adotando esquemas transparentes e sustentáveis. A marca desenha desde tops com silhuetas lúdicas e vestidos drapeados até casacos e jaquetas cujos bordados refletem a história e as tradições que as inspiram.

SILVIA TCHERASSI

(Foto: divulgação)

Silvia Eugenia Tcherassi Solano é uma designer colombiana, empresária e pioneira do Latin flair, que levou sua experiência em design de interiores para o lado artístico, como a moda. 

A fundadora mencionou que graças a uma prática sustentável nasceu sua vontade de explorar e trabalhar com peças recicladas. As roupas de Silvia Tcherassi têm um sabor latino, cheias de cores e vibrantes, com o olhar para a inovação que reflete que o amor pela moda e pelo planeta podem caminhar juntos. Seus projetos são exibidos como arte contemporânea, promovendo um paradigma para a moda consciente. 

JOHANNA ORTIZ

(Foto: divulgação)

Uma empresa colombiana com designs divertidos, coloridos e brilhantes: biquinis, vestidos e saias com a essência do eterno verão. A fundadora e diretora criativa de sua marca homônima, Johanna Ortiz, vislumbra um futuro sustentável e recorre a métodos ecológicos.

Johanna Ortiz tem um processo de produção responsável: uma vez feita a compra, a peça é confeccionada, evitando assim as sobras de matéria prima. Também é famosa por ser uma marca que defende o valor da produção artesanal na América Latina.

OSKLEN

(Foto: divulgação)

A roupa masculina da Osklen, marca brasileira fundada em 1989 por Oskar Metsavaht, une design e funcionalidade. Ele é artista, designer, ambientalista e ativista. Sendo um criador multidisciplinar, transita por diferentes áreas e é reconhecido como um visionário por defender e aplicar práticas socioambientais positivas desde a década de 1990, quando estas causas e valores ainda não estavam em ascensão.

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