Moda e tecnologia: conheça a Brazil Immersive Fashion Week
A Brazil Immersive Fashion Week foi criada no ano passado, com o objetivo de abrir espaço para que marcas, artistas e profissionais independentes experimentem outros formatos de criação, produção e apresentação de coleções a partir das novas realidades imersivas. É cada vez mais crescente a forma como a tecnologia vem se relacionando com a moda, seja para desenvolvimento de novas técnicas de produção ou novas matérias-primas, como é o caso do couro vegano.
Com o leilão do 5G anunciado pelo governo para 4 de novembro deste ano e a previsão para implementação nas capitais até julho de 2022, conceitos como metaversos, blockchain, realidades expandidas, inteligência artificial, wearables e internet das coisas não poderão mais ser ignorados pelo mercado de moda, arte e tecnologia.
Entre as marcas confirmadas no BRIFW estão: o estilista Lucas Leão, que fará seu desfile phygital no centro de inovação STATE em São Paulo; a Nous Étudions, marca argentina e única latinoamericana já selecionada para o prêmio LVMH e a estilista francesa Clara Daguin, conhecida por suas coleções iluminadas, que falará sobre suas experiências com a Google Jacquard.
A transmissão dos desfiles acontece no dia 30 de outubro a partir de 17h, no site da BRIFW, no YouTube e nas redes sociais do evento. Apesar dos desfiles remotos, os estilistas poderão assistir suas apresentações ao vivo, com convidados, em um metaverso customizado para cada marca. Para o acesso ao metaverso será necessário convite, mas assim como no ano passado, quem quiser sentar na “Fila A” infinita dos desfiles, poderá enviar seus vídeos e participar da transmissão oficial do dia 30. Saiba mais neste link.
Confira o line-up completo que será apresentado dia 30/10 a partir de 17h clicando aqui
Marcas Nacionais:
- Lucas Leão
- Arco
- Hist
- Nove
- HawktheMary + Sonni
- PUC-RJ
- Studio Acci
- Unusual
- Zebra
Marcas internacionais:
- 12-NA
- Angelo Castro
- Annaiss Yucra
- Chain
- Juan de La Paz
- Nous Étudions
- SUPRA
Do dia 26 a 29 de outubro, nos mesmos canais de transmissão dos desfiles, acontecerá o Immersive Talks, ciclo de conversas que chama a audiência para descobrir soluções de mercado e a refletir sobre o impacto das novas tecnologias na cultura global.
Serão 20 painéis transmitidos ao vivo a partir do dia 26 e salvos no YouTube da BRIFW. Entre os convidados estão The Fabricant, primeira marca do mundo a vender uma peça digital em nft; a plataforma de moda internacional SHOWStudio; DressX, marketplace de moda digital de luxo e responsável pelo nft de 10 anos de Olivier Rousteing na Balmain e Institute of Digital Fashion (IoDF) que assinou os primeiros desfiles digitais da semana de moda de Londres. Microsoft e Snapchat falarão sobre recursos que definirão a criação de conteúdo no mundo 5G, Yahoo e Google mostrarão projetos inovadores desenvolvidos nos últimos anos com tecnologias vestíveis e realidades mistas. The Royal College, USP e PUC-Rio darão suas perspectivas na área da pesquisa e educação institucional, enquanto o Museu Transgênero de História e Arte (MUTHA) e a plataforma de nft Hic et Nunc trarão novos olhares sobre compartilhamentos de saberes em comunidades independentes. Um encontro inédito entre editoras de Vogue’s de diferentes países discutirá o futuro da comunicação de moda.
Mas antes do lançamento oficial do evento no dia 26, a BRIFW faz um preview do seu conteúdo em parceria com a plataforma de NFT Hic et Nunc e a SP-Arte. O consagrado evento de arte acontece de 20 a 24 de outubro no pavilhão ARCA, na Vila Leopoldina em São Paulo, e nesse período, a BRIFW ocupará o pavilhão do STATE (logo à frente da SP-Arte) com uma JAM de realidade aumentada. A Jam é uma espécie de hackathon onde artistas 3D e code designers são convidados a ocupar os 10.000m2 do STATE com esculturas em realidade aumentada. Os trabalhos são realizados em uma maratona de 6 dias e contam com a mentoria de importantes talentos da arte digital brasileira: Érica Storer, Gabriel Massan e Yná Kabe Rodríguez. O resultado da JAM poderá ser visitado de 20 a 30 de outubro através de QR Codes espalhados pelo espaço físico do STATE.
(Via: L’Officiel)