Camisa suada, mas cheia de estilo
por Luciane Horcel
Foi-se o tempo em que era comum reservar a camiseta mais surrada e aquela calça “batida” para ir à academia. Com o crescimento e a valorização do setor fitness, a área também ganhou destaque na moda, com direito a cores e modelitos em alta.
A mania da vez, de acordo com Suelen dos Santos, sócia-proprietária da empresa Roupas Fit, são os shorts-saias, estampas animal print e peças flúor (que têm tons vibrantes como amarelo-limão ou verde-limão). “O short-saia foi um grande sucesso na moda fitness. A tendência veio tão forte que agora também faz parte dos uniformes femininos de vôlei, uniformes de lutadoras de MMA e na liga americana de futebol feminino”, conta.
A peça, que pode ser combinada com regatas, blusas de manga curta, tops e cropped, é um bom exemplo de que a onda “desleixada” não tem mais vez no mundo dos pesos e anilhas. “As pessoas vêm se preocupando cada vez mais com própria aparência, seguindo tendências que são mostradas na televisão e redes sociais por atrizes, artistas, etc. Nas academias não é diferente. Além disso, como se está treinando, as alunas buscam um estilo que delineie mais o corpo, ressalte as partes mais malhadas e bonitas. Isso sem falar no conforto da roupa, claro”, afirma a dona da marca fitness.
Confira na galeria algumas sugestões da Roupas Fit:
Influência positiva
E quem pensa que ir arrumadinha para academia é bobagem (não vai suar mesmo?) ou coisa de perua desocupada, acredite: a roupa pode influenciar positivamente no seu treino.
De acordo com a psicóloga de desempenho esportivo Giovana Tessaro, quando a pessoa se sente mais bonita e segura, a autoestima melhora e dá mais motivação para a atividade física. “Com certeza tem a ver com o sentir-se bem. Se a pessoa se gosta mais, se sente mais bonita, ela estará mais motivada para treinar. Mas vale lembrar que além de bonita, a roupa precisa ser adequada para a atividade a ser desempenhada, senão o tiro sai pela culatra”, explica a profissional.
Para a psicóloga, essa mudança de postura dos frequentadores de academia, que estão mais preocupados com o visual, tem a ver com a posição que o mundo fitness conquistou na sociedade atual. “Hoje em dia, fazer exercício ganhou um novo status: é considerado algo bom, positivo, necessário, interessante. Diferente de antes, que era visto como um fardo, apesar de sempre ter sido dito que era bom para a saúde. Com essa mudança de visão, a academia virou um espaço social, como tantos outros (bares, clubes). Além de ir para treinar, as pessoas vão para conhecer outras pessoas”, afirma.