Marca de Curitiba participa da SPFW pelo segundo ano consecutivo
Em 2024, a Reptilia, marca de roupas curitibana conhecida por valorizar a escala de produção nacional e a moda sustentável com proposta de desperdício zero, fez sua estreia na São Paulo Fashion Week. Neste ano, Heloisa Strobel, fundadora da marca e natural de Curitiba, retorna com novidades. Em uma entrevista exclusiva à TOPVIEW, ela contou um pouco das expectativas para esta edição.
As novidades do ano
“O meu último desfile aqui teve o tema de amadurecimento, mas o meu amadurecimento só acontece agora. Depois da primeira participação”, conta Heloisa. Nesta coleção, a estilista deixa“DNA” da marca evidente, por exemplo, com peças de alfaiataria masculina, tecidos mais sólidos e texturas. Mas também inova com estampas, que nunca foram uma característica da Reptilia. “Sou muito apaixonada por fotografia e gosto de trabalhar com fotos analógicas. Fui para o Egito no ano passado e uma pequena excursão ali pela região do Mar Vermelho. Tirei algumas fotos e decidi transformá-las em estampas”, relata. Outro ponto destacado foram os tecidos cortados a laser e as peças construídas a partir desta característica em específico. “Desde o início do ano, eu estou trabalhando muito com o laser. Tem algumas sobras que ficam do próprio corte. Dentro dessas peças, eu fui inserindo camadas e círculos”.
O desfile da Reptilia será nesta quarta-feira (9), às 16h, no Shopping JK Iguatemi. Heloisa conta que grande parte das peças apresentadas já estão disponíveis para compra na loja física na Rua Mateus Crou, em São Paulo, ou no site. Alguns modelos ainda serão lançados oficialmente. A SPFW N59 vai até sexta-feira (11), com cobertura especial da TOPVIEW.
LEIA TAMBÉM: Herchcovitch; Alexandre transforma rave em passarela no SPFW N59
Uma breve história da Reptilia
Fundada em 2011 por Heloisa Strobel, formada em arquitetura pela PUCPR e ex-arquiteta do escritório de Jaime Lerner, a Reptilia surge do sonho da jovem de trabalhar com moda. Após fazer um curso técnico na área, a estilista ganhou o concurso Brazillians To Be e foi selecionada para lançar sua marca em Paris na feira “Who’s Next?”. De volta a Curitiba, fundou sua primeira loja-ateliê, atrás da floricultura Gazebo, no Batel. Algum tempo depois se mudou para um endereço na Prudente de Moraes, até ser selecionada para participar do evento vanguardista para novos talentos “Casa de Criadores”, em São Paulo. Decidiu dar um passo adiante e se estabeleceu na capital paulista em endereço conhecido pelas boutiques e lojas de alta-costura, a Rua Mateus Grou. Em 2024 surgiu o convite para desfilar na SPFW pela primeira vez e, neste ano, a situação se repetiu.
A marca é conhecida pela valorização dos produtos nacionais, a preocupação com sustentabilidade e política de desperdício zero.
*Matéria feita sob supervisão da jornalista Ananda Oliveira.