Limpeza de pele: fazer ou não? - TOPVIEW
Compartilhe

Muitos colegas médicos falam que não se deve fazer limpeza de pele, que não adianta porque se você retira aquele comedão de sebo hoje, ele se formará novamente amanhã, o que não deixa de ser a pura verdade. Mas e então, devemos ou não fazer?

Depende. Se você está em um tratamento de pele, por exemplo, para evitar acne, limpezas de pele seriadas ajudam muito a acelerar o processo. Se você possui lesões tipo milium (que são bolinhas amarelas subcutâneas – na verdade mini cistos epidérmicos) você também precisa fazer porque só saem com extração com agulha, o ideal é retirá-las logo, para não terem aumento de tamanho. E quanto os poros abertos? Eles são causados por uma tendência dessa pele de formar comedões, se a pele não for tratada num home care, só limpeza não adianta, mas se ela estiver sendo tratada com produtos prescritos por um médico habilitado, com certeza melhorará fazer com frequência porque evita que esses comedões (poros) cresçam de tamanho e oxidem (formem aqueles pontinhos pretos).

E quem é tabagista? Sabemos que a formação do sebo nesses pacientes sofre grandes alterações, parece um contrassenso mas ao mesmo tempo que ficam com uma pele opaca, amarelada, aumenta muito a formação de comedos, de miliuns e cistos maiores além de outras alterações. Associar ou não peeling? Dependerá de cada caso e avaliação, mas se o objetivo continua sendo poros, manchas ou rejuvenescimento pode ser uma boa pedida. Os mecânicos como ultrassônico e de cristal ou diamante são para poros, não atuam nas manchas, muito cuidado com locais que prometem retirar manchas esfregando um peeling físico, isso pode manchar mais.

E esses LEDs que estão na moda? Cada cor possui um comprimento de onda e uma função. O azul, por exemplo, ajuda evitar e promove o controle bacteriano da acne, já o infrared é calmante, e ajuda na formação de colágeno (claro que para isso depende muito da tecnologia usada). E as máscaras para que servem? Geralmente, elas possuem uma concentração maior dos ativos e promovem clareamento, controle da oleosidade, hidratação.

E a hidrossucção é melhor? Não ao contrário, pode retirar o sebo somente superficialmente, e é preciso ter cuidado com a pressão da sucção para não aumentar vasinhos. Qualquer pessoa pode fazer? Não. Pacientes com peles sensíveis ou sensibilizadas devem evitar a menos que sejam liberadas pelo seu médico de confiança, alérgicos a trietanolamina substância que “amolece” os comedos, também não podem fazer, além de processos infecciosos de outras origens diferentes da acne como por exemplo herpes ativo.

Em resumo, limpezas de pele podem ser uma ótima opção de tratamento se bem indicadas e realizadas com o cuidado e as precauções necessárias.

*Coluna originalmente publicada na edição #236 da revista TOPVIEW.

In this article

Join the Conversation