FASHION

Jogos Paralímpicos: as adaptações dos uniformes para conforto, praticidade e performance

Além de melhorias para o desempenho dos atletas, peças também contam com zíper ergonômico e etiquetas em braille

Com início em 24 de agosto, as Paralimpíadas são de extrema importância para os atletas e contam, também, com um significado mais profundo: a luta pelo reconhecimento e igualdade. No caso da edição deste ano da competição – que comemora oficialmente cinco décadas, mas teve seu início em 1939 (quando um neurologista alemão de origem judaica decidiu organizar competições esportivas para homens com deficiências resultantes dos combates na Segunda Guerra) –, muitos uniformes ganharam adaptações. Em meio a várias novidades de modelagem e tecnologia, listamos aqui as mais interessantes.

Desenvolvidos pela equipe de design do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e pela Havaianas, entre os destaques de adaptações dos uniformes temos um zíper com puxador ergonômico, que auxilia quem possui limitações motoras ou articulares nas mãos, assim como calças com aberturas nas laterais da barra, com objetivo de facilitar a passagem de uma prótese, por exemplo.

A velocista Gabriela Mendonça
(Foto: Divulgação)

Além disso, todos os produtos da linha passeio, que servem todos os atletas da delegação, contam com uma etiqueta interna em braile, para os esportistas cegos ou com baixa visão identificarem exatamente o que estão vestindo. Já as leggings usadas nas competições terão a barra presa ao pé, de forma que a calça não suba durante as competições garantindo mais conforto aos competidores. E na parte de cima, os tops contarão com alças retas, sem cruzamento nas costas, facilitando na hora de vestir para os atletas com deficiência visual. 

Legging com faixa presa ao pé: evita que a calça suba durante as competições, melhorando o desempenho dos atletas
(Foto: Alexandre Urch/Exemplus/CPB e Alê Cabral/CPB)

Pensar em como os atletas paralímpicos irão vestir seus uniformes é uma forma de inclusão – além, claro, de estimular o desempenho esportivo de cada um. Estamos com vocês! <3

*Matéria produzida sob a supervisão da jornalista Emilia Jurach

Deixe um comentário