FASHION

Giovana Dias inaugura loja em Trancoso

Pelas mãos da mineira, o crochê ganhou status de luxo e reinventou o “feito à mão”. A unidade pop up baiana fica aberta até o final do verão

Enquanto novas tecnologias invadem a alta-costura e os estilistas olham cada vez mais atentos para materiais incomuns, a mineira Giovana Dias comemora 15 anos de sucesso da marca trabalhando com uma técnica artesanal e antiga: o crochê. Mais que isso, com sua Giovana Dias Crochet ela transformou o que era um hobby de vó em símbolo de sofisticação e contemporaneidade.

Suas peças são consideradas objetos-desejo, estampam editoriais de moda de grandes publicações nacionais e já foram usadas por atrizes como Deborah Secco, Giovanna Ewbank e Alinne Moraes. Depois de encantar mulheres Brasil afora, a designer inaugura na terça-feira, 3 de janeiro, uma pop up store na badalada Trancoso, em um espaço instalado na casa da artista plástica Joana Vieira, amiga dela.

Tramas de sucesso

Em entrevista exclusiva à Top View, realizada há dois anos, a mineira confessa que nem sempre gostou de crochê. “Na verdade eu achava uma coisa muito caipira.” Desse desamor, surgiu seu trabalho, em 1999. “Eu queria fazer algo que ninguém mais estivesse fazendo”, explica.

Após algumas viagens para fora do país, Giovana começou a enxergar a técnica de outra forma e percebeu que era possível usá-la com glamour. Nascida em Itamonte (MG), ela passou uma temporada justamente em Trancoso, na Bahia, onde começou a trabalhar com a técnica, customizando algumas peças e confeccionando biquínis de crochê com fios de elastano –  ela foi uma das pioneiras em colocar a técnica em evidência na moda praia.

Com o sucesso baiano e as várias encomendas das amigas, São Paulo era a próxima parada. Com o tempo, a mão de obra e a matéria-prima se tornaram insuficientes. Para manter a qualidade do trabalho, ela passou a importar os fios da Itália e contratar profissionais por todo o país.

Conforme explica, por se tratar de um trabalho extremamente delicado e manual – cada peça leva entre 15 e 50 dias para ficar pronta, dependendo do modelo –, são lançadas apenas duas coleções por ano, uma de inverno e outra de verão. Além das roupas, Giovana também produz sapatos, acessórios, linha infantil e para noivas.

E quando teremos Giovana Dias em Curitiba? Segundo a própria, isso vai demorar a acontecer. “Precisamos crescer muito em produção antes”, justifica. Mas é possível comprar as peças pelo site (giovanadias.com.br).

Deixe um comentário