Você sabe como envelhecer com beleza?
“Hoje entendemos que o foco dos tratamentos de rejuvenescimento não é e nem deve ser apenas as rugas. Quando isso ocorre, o rosto acaba passando por mudanças que o deixam com um aspecto artificial e alteram a anatomia do paciente. Atualmente, nosso conceito é trabalhar de maneira global, buscando resgatar e manter a estrutura, arquitetura e o desenho do rosto e, consequentemente, alcançando uma aparência mais jovem, mas sem alterar o formato da face”, explica a dermatologista Annia Cordeiro, diretora da Clínica da Pele Annia Cordeiro, centro de dermatologia em Curitiba.
Técnicas de sustentação facial
Há muito tempo, os preenchedores e volumizadores vêm sendo usados para tratar rugas. A ideia é, literalmente, encher as áreas “afundadas” e, assim, eliminar os sinais da pele. “Hoje entendemos, entretanto, que podemos usar esses produtos também para tratar as causas do envelhecimento. É uma técnica nova que tem apresentado resultados surpreendentes”, comenta Dra. Annia.
Com as perdas óssea, de gordura e das camadas da pele, os sinais da flacidez e rugas aparecem e a estrutura da face é comprometida, levando à perda dos contornos na mandíbula. É quando o rosto e o pescoço perdem a linha de delimitação, as bochechas descem e surgem áreas “vazias” e escuras debaixo dos olhos – parecendo olheiras. “Sustentando a musculatura através do estímulo com o ultrassom microfocado e aplicando o ácido hialurônico nos chamados ‘MD Codes’ (pontos específicos), devolve-se parcial ou totalmente o posicionamento das estruturas”, afirma.
Botox®
A toxina botulínica serve para relaxar músculos e é um complemento de um tratamento mais completo. “Dentro do conceito global na avaliação da face, usamos essa ferramenta para reduzir a contração dos músculos depressores, ou seja, os que ‘puxam as sobrancelhas, cantos da boca e bochechas’ para baixo”, afirma a dermatologista. A aplicação do Botox® no pescoço, por exemplo, é muito importante para manter o contorno facial, evitando que as bochechas desçam formando os desagradáveis “buldogues”.
Parte externa da pele
A avaliação global do paciente consiste em avaliar contorno, volumes, áreas que precisam ser sustentadas, músculos que devem ser relaxados, mas sem esquecer a “cereja do bolo”: o cuidado externo. “O objetivo é alcançar uma cor homogênea, uma textura lisa e macia, sem poros dilatados e sem o aspecto amassado da pele – as rugas finas”, explica.
Para esse “acabamento”, há diversos tratamentos como o skin booster, laser fracionado, radiofrequência, laser não ablativo e peelings. “Esses tratamentos têm o foco nos cuidados superficiais e visam o aspecto da pele. Para trabalhar a arquitetura, o desenho e o contorno da face, usamos as técnicas mais profundas, como as de sustentação facial já descritas.”
“É importante que o paciente lembre que ter o rosto sem nenhuma ruga não é sinal de beleza e não é o que vai deixar aparência mais jovem. É importante observar contornos, volumes e proporções faciais para garantir o rejuvenescimento com aspecto natural.”
Sobre a Clínica da Pele Annia Cordeiro
A Clínica da Pele Annia Cordeiro é um centro de dermatologia especializado em saúde e beleza. Fica localizado no bairro Batel, em Curitiba (PR), e é dirigido pela dermatologia Annia Cordeiro (CRM 15085-PR | RQE 9989) que é membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica e Academia Americana de Dermatologia.