#JelloSkin: veja 5 dicas para conquistar uma pele brilhosa
Dolphin Skin, Jello Skin, Slugging, Skin Floding, Moisture Sandwich são apenas algumas das trends que circulam pelo TikTok prometendo uma pele com efeito glow, mas simples cuidados com o tecido cutâneo são suficientes para garantir uma aparência luminosa e saudável.
Por muito tempo, uma pele matificada foi o sonho de consumo de qualquer pessoa, pois o brilho era visto como sinônimo de oleosidade e enxergado como algo ruim, principalmente em um país como o Brasil, onde cerca de 80% da população possuem pele oleosa ou mista.
Mas esse cenário mudou e agora uma pele brilhante é a nova obsessão, afinal, entendemos que a pele oleosa, que apresenta um aspecto pesado com poros dilatados e até acne, é diferente de uma pele com brilho natural, que tem uma aparência mais leve, exuberante e saudável.
LEIA TAMBÉM: Beauty & Business: Curitiba ganha nova loja da Adcos; veja inauguração
Basta olhar para as inúmeras trends que surgiram recentemente no TikTok. Enquanto parte dessas tendências são baseadas em dicas de maquiagem, outras consistem em truques para incluir em sua rotina de cuidados com a pele. Conquistar uma pele luminosa é mais simples do que o BeautyTok faz parecer: basta cuidar da saúde do tecido cutâneo.
Quer saber como? Confira abaixo as dicas de um time de especialistas:
Hidratação é o segredo
O uso diário de hidratantes é a principal estrategia para manter a pele luminosa. “A nossa pele precisa ser hidratada para se manter saudável. Sem hidratação, o tecido cutâneo fica ressecado e o manto lipídico (barreira de proteção) fica prejudicado, resultando em uma pele sem viço e sem brilho. Logo, devemos hidratar a pele sempre após higienizá-la”, diz a dermatologista Dra. Paola Pomerantzeff,
Mas existem ativos que são grandes coringas para ajudar a manter a pele iluminada, como o SuperOX-C de acordo com gerente científica da Biotec Dermocosméticos, Patrícia França: “O SuperOX-C é um ativo botânico extraído da mais rica fonte de vitamina C do mundo, a ameixa de Kakadu, que, além de auxiliar no transporte de vitamina C nos queratinócitos, promove luminosidade cutânea, reduz a vermelhidão e melhora a uniformidade do tom da pele”, explica.
Atenção ao estilo de vida
Para garantir um efeito glow duradouro, não basta apenas cuidar da pele topicamente. É preciso ir além e adotar um estilo de vida saudável para cuidar da pele de dentro para fora.
LEIA TAMBÉM: Love yourself! 3 procedimentos não cirúrgicos para ajudar na sua autoestima
“Para conquistar uma pele saudável, bons hábitos de vida são pilares essenciais. Nesse sentido, investir numa alimentação equilibrada, ter um sono de boa qualidade, praticar exercícios físicos regularmente e evitar bebida alcoólica e tabagismo são fundamentais para a manutenção da beleza da pele”, afirma a dermatologista Lilian Brasileiro, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.
Aposte na esfoliação
O acúmulo de impurezas, óleo e células mortas pode ser a causa da falta de brilho da pele, então é interessante apostar na esfoliação. “Mas cuidado para não exagerar na esfoliação ou utilizar produtos muito abrasivos, caso contrário a camada de gordura saudável da pele será removida, o que pode causar ressecamento, vermelhidão, irritação e ardência”, aconselha a Dra. Cintia Guedes, dermatologista e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), que também alerta que, devido ao ressecamento, ainda pode ocorrer um aumento na produção de oleosidade.
Não é desse tipo de brilho que estamos atrás. Por isso, invista em esfoliantes capazes de atuar de maneira suave, como o Esfoliante Facial Tribeca, da B.URB, que conta com Microesferas de Arroz e Damasco para eliminar as células mortas sem agredir ou ressecar a pele, melhorando a textura, mantendo a hidratação e reduzindo a oleosidade.
Invista em uma limpeza de pele profissional
Uma limpeza de pele em consultório é outra excelente maneira de remover impurezas da pele para recuperar o brilho. Mas para evitar que a pele fique lesionada, já que esse procedimento costuma cutucar excessivamente o tecido cutâneo, uma opção mais vantajosa é a hidrodermoabrasão do HydraFacial.
LEIA TAMBÉM: A caminho do corpo ideal
“O equipamento de hidrodermoabrasão conta com a exclusiva e patenteada tecnologia Vortex-Fusion®️, que gera um efeito de vórtice para expelir e remover facilmente as impurezas da pele enquanto confere hidratação, o que é o diferente dos procedimentos de microdermoabrasão ou limpeza de pele – que cutucam, lesionam e fazem a pele arder. Hydrafacial, pelo contrário, não machuca, não resseca, não tem tempo de inatividade.
É um procedimento completamente indolor, que garante uma pele mais saudável, hidratada, com mais viço e um toque macio e suave, o que o torna excelente para todos os tipos de pele, especialmente para pessoas com pele oleosa, acneica e sem viço”, diz a Dra. Ana Macedo, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica.
Consulte um dermatologista para tratar alterações específicas
Manchas, cicatrizes de acne e poros dilatados são algumas alterações que podem prejudicar o brilho uniforme da pele, mas podem ser tratadas de maneira rápida, segura e não invasiva graças ao avanço das tecnologias dermatológicas. Por exemplo, para reduzir poros dilatados e melhorar a textura da pele, uma ótima opção é a a tecnologia Futera.
“Nós chamamos esse tratamento de microagulhamento sem agulhas. Ele emite ondas eletromagnéticas que são convertidas em calor na pele, promovendo rejuvenescimento facial. É pouco agressivo, indolor e permite uma recuperação muito rápida”, explica o dermatologista Dr. Renato Soriani, membro da SBD e expert em tecnologias dermatológicas.
LEIA TAMBÉM: Dia Mundial da Saúde: 6 cuidados essenciais para corpo e mente saudáveis
Já para o tratamento de manchas e hiperpigmentações, o laser Pico Ultra 300 é uma das melhores opções. “O Pico Ultra 300 é um laser ultrarrápido que trabalha com pulsos em picosegundos para fragmentar o pigmento que causas as manchas. Por atuar por meio de reações fotoacústicas sem que haja conversão para um efeito fototérmico, o equipamento possibilita o uso de energias altíssimas para potencializar resultados, mas com desconforto reduzido e sem risco de causar efeito rebote”, completa o dermatologista Dr. Abdo Salomão Jr., membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.