5 tipos de depilação para você aproveitar esse Verão!

5 tipos de depilação para você aproveitar nesse verão!

Da cera ao laser, escolha o melhor método para você

2371 0
Compartilhe

A depilação preocupação para muitas pessoas, ainda mais com a chegada do verão. Existem diversos métodos para remoção dos pelos indesejados e o melhor método pode variar de acordo com cada indivíduo, área a ser depilada e sensibilidade da pele. Para esclarecer algumas questões, Fernanda Pereira, dermatologista e sócia efetiva da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), dá dicas sobre os principais cuidados e tipos de depilação existentes.

Leia mais: 7 tipos de ceras depilatórias

Qual depilação é melhor para mim?

1. Cera (quente ou fria)

Este método de depilação tende a ser um procedimento rápido, por permitir a retirada de vários pelos ao mesmo tempo. Algumas áreas são mais sensíveis e o procedimento pode ser doloroso, como na face e virilha. No entanto, entre a cera quente e a fria, a primeira é menos dolorosa, por provocar uma dilatação do folículo, facilitando a retirada do pelo.

É indicado fazer uma esfoliação leve antes do procedimento para desprender os eventuais pelos encravados e evitar machucados ou irritações pós-depilação.

2. Lâminas descartáveis

É uma alternativa barata e indolor, pode ser realizada em casa, de forma rápida, em qualquer área do corpo dependendo da sensibilidade de cada pessoa ao metal, pois algumas pessoas podem apresentar alergia a lâminas. Este método deve ser evitado em áreas com pequenos ferimentos ou irritações.

Não deixe de cuidar das lâminas sempre conservando-as secas e limpas.

3. Creme depilatório

Também é uma opção mais rápida. Antes da aplicação da pele, é muito importante fazer um teste para evitar riscos de alergias e irritações na pele. Tenha mais atenção ao rosto, pois é uma parte do corpo de grande sensibilidade.

Após realizar o procedimento com o creme depilatório, use sempre foto-proteção para proteger a pele.

4. Laser e Luz Intensa Pulsada (LIP)

Esses dois métodos são muito eficientes para pelos escuros. Infelizmente, pelos claros, loiros ou brancos não apresentam resposta satisfatória. São alternativas que precisam de investimentos maiores, mas tem respostas mais prolongadas.

Antes de utilizar esses métodos, não devem ser feitas depilações que removem o pelo por completo. Isso porque o fio deve estar presente e visível na hora da aplicação. No entanto, não deve estar longo. Ou seja, o ideal é que a pessoa raspe os pelos de 1 a 2 dias antes da aplicação do laser ou LIP.

A pele não deve estar bronzeada e deve-se evitar exposição ao sol nos dias subsequentes para minimizar o efeito de hiperpigmentação.

5. Aparelhos elétricos

É a opção mais prática pois pode ser feita sem grandes preparos prévios, retirando ou apenas a aparando os fios. No início a remoção dos pelos pode ser dolorosa, dependendo da área a ser tratada.

O aparelho deve ser passado na direção contrária ao crescimento do pelo. É recomendado que o fio esteja curto, para diminuir a sensação de dor. Os aparelhos de depilação, após algumas aplicações, promovem uma remoção de pelos indolor e podem ser usados em partes do corpo de difícil acesso como áreas genital e anal, de forma segura por proteger a pele de pequenas fissuras.

Confira algumas opções de aparelhos na galeria acima!

Neste Artigo

Converse com a Gente