Confira dicas primordiais para envelhecer bem
Com o processo de envelhecimento do rosto, os coxins gordurosos que tínhamos na juventude vão diminuindo. Assim como a musculatura vai cedendo, a estrutura óssea sofre uma remodelação e afina e a pele perde colágeno e elastina e apresenta flacidez. Parece uma catástrofe anunciada, mas, na verdade, o que se busca é envelhecer bem.
Ao longo dos meses, falamos de várias técnicas de estímulo de colágeno com bioestimuladores – como a hidroxiapatita de cálcio, o ácido polilático e a polidioxanona, que pode ser usada na forma injetável ou com fios de sustentação. Bem como já falamos também do estímulo com ultrassom micro e macrofocado, que atinge até a musculatura, fazendo pontos de ancoragem.
E já falamos exaustivamente de códigos médicos (MD Codes), harmonização facial, toxina botulínica e toda uma gama de lasers. O que é preciso entender é que o resultado é construído a partir de uma avaliação médica e de uma proposta de tratamento para envelhecer bem.
Acabou de acontecer, em agosto, o evento nacional de MD Codes, no qual foram apresentados os códigos dinâmicos e se falou de modular a musculatura com o uso do preenchedor ao nosso favor para envelhecer bem.
O que dizem os especialistas?
Inclusive, o Dr. Mauricio de Maio, cirurgião plástico reconhecido, criador do MD CODES (códigos médicos) e do MD Dynacodes (códigos dinâmicos), comentou que recebe críticas por ter criado uma técnica com códigos e doses padronizados.
Já que isso tornou-se uma fábrica de pessoas iguais: “eu vejo que as pessoas estão se enfeiando por aí. Inclusive vocês, médicas, que deveriam se embelezar, estão na maioria das vezes com rostos artificiais. Quando eu ensino que devemos começar com CK1 (que é o ponto de sustentação malar), mostro que existe uma dose de produto padrão que não muda com a idade. Isso porque é para sustentar o rosto e, claro, será diferente a resposta em uma pessoa de 20, 40 ou 70 anos. Mas porque precisa ser diferente, porque ossos, músculos e gordura facial mudaram ao longo dos anos. E, quando voltamos a esse ponto para injetarmos o ponto Top Model Look, também existe uma quantidade padronizada. Mas o que vejo é que as pessoas aplicam cada vez mais produto no mesmo local para dar a impressão de juventude e feminilidade.”
Ele continua: “Mas, se vocês observarem nos meus cursos, no antes e depois, vocês não verão de forma nenhuma malares imensos e desproporcionais como estou vendo pessoas fazerem. Isso tudo é uma distorção da minha técnica e, por isso, recebo críticas”.
As discussões são enormes em torno desse assunto. Critério, bom senso e parcimônia são fundamentais. Cedo ou tarde, não fugiremos de intervenções clínicas ou cirúrgicas.
Mas, afinal, como é esse envelhecer bem?
Envelhecer bem é termos um rosto estruturado, sim, com sinais do tempo minimizados e não completamente ausentes. É termos uma pele tratada, bonita, com poucas rugas e sem manchas e, para alcançarmos esse viço, precisamos de cremes prescritos e tratamentos associados indicados de forma correta. Para envelhecer bem é necessário discutirmos questões como a padronização estética bem como os exageros no embelezamento e procedimentos
TOPVIEW indica: o que levar na bolsa este mês
Fotoprotetor facial
Ele conta com tripla ação antifotoenvelhecimento.
Iluminador líquido – Becca
Ilumina toda a pele, de forma que ela parece tratada.
Blush em mousse – Shiseido
Produto coringa para olhos, maçãs do rosto e boca.
Bolsa do mês: Flap Bag Chanel