Cuidar dos cabelos em casa - TOPVIEW

Cuidar dos cabelos em casa

8 técnicas simples e eficazes que podem ajudar no cuidado dos seus fios, mesmo que você não vá ao salão com frequência

Compartilhe

Com a pandemia, sair de casa é recomendado apenas para atividades essenciais. Uma alternativa, portanto, é cuidar da saúde dos fios em casa mesmo.

Separei oito dicas para você aplicar de forma simples:

1) Substituir o condicionador pela máscara? Máscara e condicionador são coisas diferentes. O certo é usar o xampu para limpar o couro cabeludo e a cutícula dos fios, a máscara para hidratá-los e, em seguida, o condicionador, que finaliza selando a cutícula.

2) Não aplicar condicionador na raiz Isso aumenta a oleosidade do cabelo e pode dar caspa. O condicionador deve ser usado apenas no comprimento e nas pontas. Quem tem o cabelo curto deve colocar nas mãos o equivalente a uma moeda de R$ 0,50 do produto e passar, levemente, só nas pontinhas.

3) Não esfregar a toalha O cabelo não fica mais seco com esse esfrega-esfrega. Para retirar o excesso de água, basta apertar a toalha com cuidado. E nada de fazer aquele rolinho na cabeça, hein! O cabelo quebra mais fácil quando molhado.

4) Pentear o cabelo molhado Até dá, mas com a escova certa, já que o cabelo úmido quebra facilmente. Escolha os modelos quadrados (ou raquete) ou pentes de madeira. E cabelo embaraçado precisa de creme de pentear!

5) Lavar com água “pelando” Ninguém precisa tomar banho de água fria, mas também não é preciso regular o chuveiro para 100°C. Água quente aumenta a oleosidade na raiz e irrita o couro cabeludo. Lave o cabelo com água morna, vai! Depois, pode subir a temperatura para finalizar o banho.

6) O termoativado Não passar um leave-in termoativado antes de secar os fios é crime! Esse produto protege o cabelo contra o calor do secador, deixando-o mais saudável.

7) Uso da chapinha para ajeitar os fios A chapinha serve para alisar o cabelo logo após a lavagem e quando ele já estiver bem seco (após o uso do secador ou com a secagem natural). Passar a chapinha no dia a dia após a lavagem, para dar aquela arrumada básica, facilita a penetração de poluição e outras sujeiras na fibra capilar. Não e não!

8) Passar química em casa mesmo Apesar da economia tentadora, procedimentos químicos como relaxamento e coloração devem ser feitos no salão, porque as chances de algo dar errado são grandes – e os danos, irreparáveis. Já pensou se você ficar careca?

*Coluna originalmente publicada na edição #239 da revista TOPVIEW.

In this article

Join the Conversation