Os cuidados básicos que temos que ter com a pele no verão - TOPVIEW

AMA O VERÃO? Saiba os cuidados básicos que temos que ter com a pele durante a estação

A embaixadora Emanuelle Bertoldi dá dicas para o verão: como usar o filtro solar? Bronzeador faz mal? Pode usar perfume na praia? Como cuidar dos cabelos?

683 0
Compartilhe

Todo mundo já está cansado de ouvir as mesmas coisas todos os anos, mas, como nos esquecemos volta e meia das orientações, vamos falar um pouquinho delas.

Uma das coisas que mais vemos é o uso de filtros solares não resistentes à água. A maioria dos que têm um toque levinho ou que parecem make up não são resistentes e, por isso, não são ideais para praia ou piscina.

Muitos pacientes falam que não entram na água, mas isso não importa, porque, no calor, o rosto sua e produtos pouco resistentes saem só de passar a mão. Então, prefira os filtros que seu médico dermatologista prescreveu especificamente para a praia. E, por favor, reaplique após sair do mar ou a cada duas horas para um bronzeado sem manchas.

Passar somente acelerador no corpo realmente dá medo: se você quer garantir um bronzeado lindo, vale investir em suplementação (converse com seu nutricionista, médico nutrólogo ou médico dermatologista). A suplementação com betacaroteno e licopeno ajuda a fixar mais a cor, além de dar um tom mais dourado.

Já os aceleradores de bronzeado (ou bronzeadores) não protegem do dano solar no DNA. Ou seja, não protegem contra o câncer de pele! Então, não custa usar um filtro solar resistente à água associado.

Você não vai deixar de se bronzear por causa do filtro. Na verdade, vai deixar de ficar vermelho e vai proteger o DNA celular. Isso impede o câncer de pele, a flacidez e o envelhecimento.

Já os perfumes são contraindicados no sol pelo risco de manchar a pele. Use perfumes para cabelo ou aplique por dentro da roupa de banho (para não manchá-las também). Vale, ainda, investir em roupas com filtro UV.

Finalmente, entre cada mergulho, tente retirar o excesso de água salgada dos fios com água doce, aplique um produto tipo leave in (que vai proteger do sal, vento e maresia) e use pentes com cerdas largas, pois isso evita a quebra.

Confira na galeria algumas dicas de produtos para levar na bolsa nessa estação e bom verão!

*Matéria publicada originalmente na edição 219 da revista TOPVIEW

Neste Artigo

Converse com a Gente