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Copenhagen Fashion Week: marcas brasileiras que apostam na sustentabilidade

A Dinamarca é um exemplo ao mundo em sustentabilidade. A capital Copenhague planeja reduzir para 0%  as emissões de carbono até 2025, de acordo com o Plano de Mudanças Climáticas de Copenhague. E não é diferente na semana de moda da cidade, a Copenhagen Fashion Week tem, desde 2019, o objetivo de ser referência em sustentabilidade para as passarelas do resto do mundo. 

Até 2023, a organização do evento espera que 50% dos tecidos usados nas coleções sejam com materiais orgânicos certificados e reciclados. Além disso, a Copenhagen Fashion Week também busca que as marcas participantes ofereçam condições adequadas de trabalho aos colaboradores e a proibição do uso de pele de animais, regra que já valeu para a edição deste ano do evento. 

Inspirados pela sustentabilidade presente em todos os momentos da Copenhagen Fashion Week, listamos 5 marcas brasileiras que apostam na sustentabilidade. 

Timirim

A marca de roupas infantis Timirim tem a sustentabilidade como pilar. Além de usar algodão orgânico para as peças, tem embalagens feitas com materiais 100% reciclados e, conta com a produção de uma pequena confecção para costurar e montar as roupinhas. 

Certificações sustentáveis

Global Organic Textil Standards (GOTS) – uso de algodão orgânico

Empresa B – empresas que planejam e aplicam estratégias para causar impacto positivo na sociedade e no meio ambiente

Roupa timirim ;/ criança sorrindo / marca brasileira de roupa infantil
(Foto: reprodução/Facebook)

Pantys

Na vida, uma mulher usa cerca de 9,5 mil absorventes descartáveis. A redução desse lixo foi a motivação para a criação das calcinhas absorventes da Pantys. Os produtos também são adequados para incontinência urinária, o que reduz o uso de fraldas em adultos. Além disso, os tecidos são biodegradáveis e as embalagens se degradam em até seis meses.

Certificações sustentáveis

Empresa B

Carbono Neutro – a empresa criou a etiqueta de Carbono Neutro na indústria da moda brasileira. O certificado se refere às emissões de carbono para produzir e enviar os produtos. 

Pantys faz parte das marcas sustentáveis brasileiras
(Foto: Pantys)

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Flávia Aranha

Matérias-primas naturais, como flores e cascas de árvore, servem como tinta para as peças da estilista brasileira Flávia Aranha. A estética minimalista das coleções, que usam tecidos orgânicos, fortalecem a essência da slow fashion. 

Certificações sustentáveis

Empresa B

(Foto: divulgação)

Insecta Shoes

Os produtos da Insecta Shoes, que não se restringem aos sapatos, são ecológicos, veganos e 100% feitos no Brasil. A empresa foi a primeira brasileira especializada em sapatos a conquistar o certificado de Empresa B e a segunda de moda. 

Certificações sustentáveis

Empresa B

Eu.reciclo – certificação que comprova a compensação ambiental das embalagens, a logística reversa e a destinação correta dos resíduos

Peta Approved Vegan – certificação que comprova que todos os produtos da marca são livres de crueldade aninal 

Copenhagen Fashion Week
(Foto: reprodução/Pinterest)

Insider Store

A Insider Store produz roupas que protegem o corpo e cuidam do Planeta. A tecnologia da marca controla o calor corporal e, por meio da transformação do calor em raios infravermelhos, melhoram a circulação sanguínea, a recuperação muscular e a performance esportiva. Em relação ao Planeta, as matérias-primas vêm de madeira de reflorestamento, a produção é 100% nacional e a empresa reduz a emissão de CO2 e o consumo de água. 

Certificações sustentáveis

Eu.reciclo

CO2 Control –  certificação que comprova as estratégias para reduzir o C02 na produção, como: não usar produtos tóxicos e não modificar geneticamente as matérias-primas

Oeko-Tex® – marca registrada dos produtos que têm certificações pela Associação Internacional de Pesquisa e Teste no Campo da Ecologia Têxtil e de Couro

Insider Store é uma marca sustentável brasileira /Copenhagen Fashion Week
(Foto: divulgação)

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