FASHION

Highlights da beleza: o que é destaque nos principais congressos pelo mundo

Saiba o que tem sido discutido nos principais eventos de beleza em 2019

Já passamos da metade do ano e os principais eventos do mundo da beleza já aconteceram: IMCAS (International Master Course on Aging Science), AAD (AMERICAN Academy of Derma- tology) e o WCD (World Congress of Dermatology). Participei de alguns pessoalmente e também contei com a colaboração de maravilhosas amigas dermatologistas para trazer um resumo dos principais assuntos discutidos nestes eventos.

Destaques dos congressos de beleza

O assunto geral em todos eles foi a individualização das feições. Houve muitas críticas sobre deixar as pessoas com os mesmos traços, prática recorrente depois da popularização do MDCODES (códigos médicos de preenchimento), da harmonização facial e da liberação de injetáveis para profissionais não-médicos. Claro que, tanto nos códigos, quanto no uso de toxinas existe uma parametrização, mas isso não quer dizer que todos os códigos precisam ser aplicados em todas as pessoas.

A face do indivíduo deve ser estudada para que na hora da escolha do tratamento o profissional possa decidir o que fica mais belo. O paciente é único e temos, como médicos, o dever de orientar, não propor uma fábrica de robôs todos iguais. Temos que ter consciência de embelezar de forma natural e real. As técnicas podem parecer fáceis, às vezes previsíveis e sem esforço, mas, na verdade, é preciso conhecer a anatomia facial e todas as suas variações. Por isso, a escolha deve ser sempre por profissionais capacitados. Existem muitos dermatologistas e cirurgiões plásticos que podem auxiliar a tomar as melhores decisões.

Também se falou muito sobre a nutrologia a favor da beleza, usando suplementações específicas para problemas específicos, como o uso depeptídeos de colágeno e o uso de probióticos, as “bactérias do bem” que moram em nosso intestinos e que podem melhorar várias condições de pele. Além disso, existem inúmeros estudos que demonstram o auxílio da suplementação com vitaminas e antioxidantes no tratamento e prevenção de alopecias e calvície.

Muito discutido também, foi como deve ser a escolha dos melhores tratamentos pelos médicos. Antes de pensar em indicações de laser, por exemplo, é importante que o especialista tenha pleno conhecimento sobre as condições pessoais e quais tratamentos já foram realizados. Tudo isso influencia na escolha das tecnologias, além da avaliação de tom de pele, de bronzeado crônico e downtime, afim de evitar hiper e hipocrômicas. Se há preenchedores, por exemplo, o conselho foi evitar tecnologias profundas que atingem a camada adiposa da face.

Sobre o melasma a palavra de ordem foi paciência. Tratamentos com lasers podem ser feitos, sim, mas não devem ser prioridade, afinal, o médico precisa investigar se o melasma tem algum componente vascular. O gold standard ainda é o despigmentador usado de forma alternada e os tratamentos homecare. Com cuidados específicos para as diferentes estações, é possível ter uma pele saudável e sem manchas durante todo ano.

Deixe um comentário