FASHION

Como escolher os óculos perfeitos

Aprenda a identificar o acessório mais apropriado para o formato do seu rosto e que também combina combina com seu estilo

Dentre tantos acessórios, difícil encontrar um que agrade tanto homens e mulheres, mas nem todos avaliam os fatores certos na hora de comprá-los – sejam eles de sol ou grau. Segundo Eric Gozlan, proprietário das boutiques Eric Gozlan Lunettes, em geral as pessoas levam em consideração apenas o lado fashion da peça, cometendo não apenas erros estéticos, como técnicos ou práticos.

A cor da lente, o tipo de armação e em quais ambientes o óculos será usado, por exemplo, são fatores que devem influenciar a compra. “Se o objetivo é visitar um ambiente muito ensolarado, uma lente muito clara não seria a mais adequada, ainda que bonita e na moda”, explica. E nem é preciso lembrar os filtros UVA e UVB, que devem vir certificados.

Para Tatiane Lima, consultora de imagem pessoal, executiva e corporativa na empresa que leva seu nome, além do próprio rosto – como tipo de formato (vide galeria acima), traços, tamanho dos olhos, nariz, testa, sobrancelha e olheiras –, é preciso também considerar o tipo físico, como a altura. “Uma dica bacana é buscar um atributo de seu rosto que você gostaria de dar ênfase e repetir nos óculos, como: olhos azuis, repetir um toque de azul no óculos”, recomenda.

Se algumas dicas te ajudam a entender quais os melhores óculos para você, outras expõem sinais de que se está fazendo a escolha errada. Em primeiro lugar, é preciso questionar-se “o que esse acessório vai contar sobre nossa individualidade e gostos pessoais?”, exemplifica Tatiane.

Dicas para escolher os óculos perfeitos

1. O que não pode? Machucar ou apertar o nariz ou embaçar as lentes, é inadmissível. “Isso acontece quando os óculos estão apertados”, explica Eric. Também não pode encostar nas bochechas, ao invés do nariz. “Gera marcas nas bochechas, óculos fora do lugar e desconforto”, acrescenta.

2. Mostrar ou não as sobrancelhas? “Não há uma regra, mas esteticamente o importante é que os óculos não cortem a sobrancelha pela metade. O ideal é cobrir toda, ou não cobrir nada”, afirma o empresário.

3. Existe um formato coringa? Para Eric, os óculos mais arredondados combinam com a maioria das pessoas. “São atemporais, assim como os em formato gatinho”. Já sobre o formato de rosto mais privilegiado, Tatiane lembra que o oval normalmente combina com muitos óculos.

4. Rosto pequeno, óculos pequeno; rosto grande, óculos grande? Tanto Tatiane quanto Gozlan concordam que vale seguir essa lógica. “Fica proporcional e harmonioso”, justifica ela.

5. E quais estão em alta? Principalmente o redondo e o gatinho, assim como as lentes espelhadas e coloridas. E não há mais regra: mulheres usam modelos que foram pensados para rostos masculinos e vice-versa.

2 comentários em “Como escolher os óculos perfeitos”

Deixe um comentário