Cenário em transição
As tendências e os hábitos mudaram e estão em constante transformação com a pandemia do novo coronavírus. Selecionei algumas da mudanças que já pudemos registrar e o que é promissor nesse novo contexto.
Saúde e autocuidado
Esses termos nunca foram tão discutidos e pesquisados. As pessoas querem tomar cuidados e têm pesquisado como melhorar a pele e a saúde em casa, o que é muito bom. Mas, mesmo com a alta na pesquisa, temos a consciência de consumo, dando preferência à produtos e práticas multifuncionais.
Humanidade
É uma tendência muito forte ser mais altruísta, já que o mundo é egoísta demais. Quando você fica em casa e segue essa regra, está ajudando quem não pode fazer o mesmo e, também, os grupos de risco. Afinal, o vírus veio como uma ameaça maior aos idosos. E, ficando em casa, a família voltou a ser nosso ponto principal, já que passamos mais tempo com ela e vemos a importância disso. Pessoas que, no meio dessa crise, ajudam os mais necessitados com dedicação, mostram a verdadeira evolução que todos deveríamos ter. Pensar mais nos outros, no coletivo, não apenas em nós mesmos é o verdadeiro sentido de tudo isso.
Menos é mais
Estamos aprendendo a rever o que é essencial, o que é necessário. A pandemia – e a crise que ela trouxe – fez as pessoas reavaliarem seus hábitos de consumo e economizarem mais. Consumir por consumir não existe mais. As pessoas vão passar a ser mais minimalistas.
Alta do digital
As plataformas online farão, cada vez mais, parte do nosso dia a dia: redes sociais, portais de conteúdo, aulas online – outra grande tendência. Quando tudo isso passar, vamos repensar se é realmente necessário ir ao local de trabalho todos os dias ou se é possível resolver as pendências e reunião em home office com a ajuda da tecnologia.
Moda pós-pandemia
As pessoas vão começar a rever seus guarda-roupas, porque, afinal, ficamos sem usar quase nada do que temos nesse período. Eu, por exemplo, só tenho usado roupa de academia, moletom, roupas bem comfy. As pessoas as pessoas vão aprender a usar a moda a seu favor, priorizando o conforto. Outra questão importante é a sustentabilidade, com destaque para marcas que agregam valores. Importante destacar, ainda, as vendas online, já que as marcas deverão se adaptar à vontade do consumidor de não sair de casa para comprar.
*Coluna originalmente publicada na edição #237 da revista TOPVIEW.