Coleção SS21 da Salvatore Ferragamo teve filme dirigido por Luca Guadagnino no Milan Fashion Week
Neste sábado (26), a Salvatore Ferragamo apresentou a coleção Spring/Summer 2021 durante Semana de Moda de Milão, que acontece desde o dia 22. O desfile aconteceu no complexo de edifícios barrocos Rotonda Della Besana às 19h30 (14h30 no horário de Brasília) e foi aberto com uma evocação cinematográfica da coleção, criada pelo grande diretor de cinema italiano Luca Guadagnino.
O filme é uma homenagem a Milão e uma celebração dos filmes de Alfred Hitchcock, cujos três títulos clássicos The Birds, Marnie e Vertigo foram inspirações instrumentais para a coleção dessa temporada. Guadagnino e Paul Andrew ambientaram o filme em uma série de locações milanesas não conhecidas e retrataram momentos de suspense, intriga e beleza. A narrativa aberta do filme é repleta de sugestões e implicações e leva diretamente a um clímax que acaba de ser exibido na passarela da Salvatore Ferragamo.
O diretor criativo Paul Andrew diz: “Este projeto de filme fala à alma da Salvatore Ferragamo. O trabalho pioneiro de Salvatore para a indústria cinematográfica em Los Angeles significa que esta empresa, embora a Toscana por completo, traça sua linhagem de volta à era dourada de Hollywood. Conectar essa história ao nosso momento contemporâneo através do cinema pareceu uma forma elegante e oportuna de acrescentar uma dimensão extra ao nosso desfile físico de moda”.
Explicando a história por trás de sua colaboração com Guadagnino, Paul Andrew disse: “Tenho admirado o trabalho de Luca desde a primeira vez que vi “I Am Love”. Há algo nesse filme que sempre me lembrou o foco magistral de Alfred Hitchcock no significado do gesto e da evocação da atmosfera: quando tive a oportunidade de mencionar isso ao Luca, ele confirmou que Hitchcock tinha sido de fato uma referência importante. Luca compreende profundamente nossos valores artesanais e de design: isto me encorajou a propor nossa colaboração para a apresentação desta coleção. Ferragamo Spring/Summer 2021 é fortemente influenciada pela vibração Technicolor de alguns de meus clássicos favoritos de Alfred Hitchcock, Vertigo e The Birds. Para meu deleite, Luca concordou em ajudar a evocar isso ao dirigir este filme, em Technicolor, para a Salvatore Ferragamo”.
O filme de Milão mostra alguns dos locais mais atmosféricos da cidade ao lado de um elenco de modelos que usam as emocionantes e poderosas peças da nova temporada de Andrew. O imaginário de Guadagnino e os desenhos de Andrew combinam-se para conjurar uma série inquietante e ambígua de mise-en-scenes milaneses. O filme está disponível para todos verem nos canais digitais da Ferragamo.
A trilha sonora suspensa do filme de Guadagnino foi composta e produzida por B6, o mais prolífico e respeitado produtor de música moderna independente e DJ da China. O elenco do filme, que também foi apresentado na passarela da vida real da Ferragamo, teve Mariacarla Boscono, Maggie Cheng, Jonas Gloer, Samer Rahma e Anok Yai.
Confira o filme completo clicando aqui.
Coleção Spring/Summer 2021
Combinando com o espaço barroco da Rotonda Della Besana, as peças da coleção Spring/Summer 2021 trouxeram cores neutras que casaram muito bem com o ambiente do desfile. As cores escolhidas para a coleção contornavam o marrom, bege, preto, e uma peça ou outra era colorida, puxando para os tons de verde, azul e vermelho, mas sempre opacos. A coleção mostra um mood bastante clean e minimalista, com peças ideais para mulheres mais elegantes e que às vezes querem ousar com uma peça chave no look. Ferragamo também brinca com os tecidos fazendo um verdadeiro mix de texturas.
As técnicas artesanais incluem penas bordadas à mão e uma saia de corda “flutuante”. Inovações técnicas incluem uma flexível e desafiante ‘tridimensional’ padrão seersucker, um vestido em jersey reciclado e uma nova lã/mohair de grade sustentável trabalhada no outerwear.
Os calçados principais incluem um slingback de frente quadrada, e duas versões recriadas do F-wedge. Para os sapatos masculinos, o novo sapato de passeio Gancini monocromático.
As principais bolsas incluem iterações com novos tamanhos e acessórios da bolsa do Studio, uma nova bolsa Trifolio e um formato de bolsa totalmente novo cujo design foi inspirado por uma cena chave no filme Marnie de Hitchcock.
Os conjuntos incluem macacões de sarja para homens e chita, macacões com colarinho de napa para mulheres, um vestido de malha em padrão favo de mel Technicolor Amarelo e uma camisola. Seja em napa, pele de cordeiro ou alfaiataria em voile, para mulheres é proporcionada e construída para o movimento. Um espartilho de alças em Gull Grey lã/mohair sustentável torce dramaticamente no quadril. Para complementar o impacto do tom Technicolor, as peças são projetadas para a leveza, flexibilidade e força.
O desfile aconteceu presencialmente em Milão com as medidas de segurança contra o coronavírus. As cadeiras estavam com distanciamento e todo o público com máscaras. Personalidades como Matilde Lojacono Gioli, Filippa Lagerback, Marisa Berenson, Paapa Essiedu, Eleonora Carisi e Alessandro Roja marcaram presença no evento.