FASHION BELEZA

Make de carnaval: aprenda a fazer glitter biodegradável para curtir sem danos à pele e à natureza

A época mais animada do ano e ideal para quem adora se jogar nos brilhos, fazer maquiagens coloridas, curtir cada bloco até o final e se fantasiar, chegou. No entanto, apesar de toda alegria do carnaval é preciso redobrar os cuidados com a pele, já que a exposição prolongada ao sol, poucas horas de sono, o  consumo de bebida alcoólica  e  o uso  de alguns itens de beleza podem causar irritação, inchaço, vermelhidão e alergias na pele.

Segundo Mariana Veloso,  médica que atua na área de dermatologia e medicina estética em Sorocaba, a questão mais importante a se atentar nos dias de folia é o uso do protetor solar, principalmente aquelas pessoas que vão curtir o carnaval de rua, já que ficam longos períodos expostas ao sol. “Durante os dias de blocos e desfiles de carnaval é indispensável o uso do protetor solar antes da maquiagem. O produto deve ter ação contra os raios  UVA e UVB,  FPS alto de preferência acima de 50, e sua aplicação deve ser feita 30 minutos antes de sair de casa e a reaplicação do mesmo a cada 2 horas, se possível”, explica.

A especialista ainda ressalta que além do uso frequente do protetor solar, a hidratação do corpo também é fundamental e deve ser realizada com a ingestão de água, sucos de frutas naturais ou água de coco. “Nos dias mais quentes o ideal é beber, pelo menos, dois litros de água por dia, mas como transpiramos, gastamos mais energia e ficamos mais expostas ao sol, é de suma importância repor muito mais líquido. Por isso, para evitar que aconteça uma desidratação durante o carnaval, leve uma garrafinha de água para se refrescar com frequência. Já para a hidratação da superfície da pele, faça o uso de água termal para evitar o ressecamento”, recomenda a Dra. Mariana Veloso.

Alergia de pele no carnaval? Nunca mais

Além disso, devemos também prestar atenção em que produtos utilizamos sobre a pele. Apesar de glitter, sprays de cabelo e tintas corporais serem muito frequentes nesta época do ano, esses produtos costumam durar por  muitos carnavais. “O recomendado é sempre verificar a validade dos cosméticos para evitar reações alérgicas, inchaço e vermelhidão, e fazer o teste alérgico, aplicando o produto no antebraço, antes de fazer a maquiagem completa”, explica.

De acordo com a mestre em Ciências Farmacêuticas pela USP e consultora em desenvolvimento de dermocosméticos, Karina Soeiro, para evitar alergias, devemos lembrar que a região dos olhos é muito sensível, então o recomendado é evitar passar glitters tradicionais e outros produtos próximos à linha d’água. Já nas bochechas, testas e outras regiões devemos sempre buscar por produtos à base de água, pois além de aumentar a fixação, impede o surgimento de cravos e espinhas.

“Nenhuma substância no mundo é 100% isenta de risco de reação alérgica, até a água pode causar alergia. Então, é importante lembrar que vários insumos utilizados na hora de fazer a maquiagem podem causar alergias, alguns têm um potencial sensibilizante muito maior que outros, entre eles conservantes, corantes e alguns solventes”, explica a especialista.

Brilhe com consciência

Apesar de ser quase unanimidade no carnaval, o glitter convencional tornou- se um grande vilão por proporcionar reações alérgicas recorrentes em quem utiliza e causar um impacto negativo no ecossistema. “Essas purpurinas são feitas de plástico, mais especificamente alumínio e polietileno tereftalato (PET). Além de levar centenas de anos para se decompor, o micro tamanho desses brilhos também causa problemas ao meio ambiente, já que essas partículas chegam facilmente aos oceanos e são ingeridas pelos peixes”, explica Karina. 

Para curtir a folia sem prejudicar a pele e o meio ambiente, a farmacêutica ensina como fazer seu próprio glitter biodegradável em casa com materiais como mica e legumes e arrasar nos bloquinhos. Além de orgânico, o glitter pode ser aplicado no rosto sem riscos de alergias ou irritações.

“Para fazer o glitter biodegradável, você vai usar a gelatina incolor como base, e para colorir você pode fazer um extrato concentrado de beterraba ou de cenoura. As diferentes tonalidades para dar cor ao glitter podem ser atingidas tanto pela água do cozimento de legumes, quanto utilizando mica natural, já que ambos substituem os corantes artificiais que em contato com a pele podem causar alergias. Quando a gelatina estiver sólida, você vai triturá-la para ficar em pequenos pedaços. Depois, basta aplicar um creme hidratante da sua preferência e colocar o glitter biodegradável sobre a região que desejar”, explica.

Cuidados com a pele pós-carnaval

Após os blocos, quando chegar em casa, mesmo cansada da folia, não se esqueça de retirar toda maquiagem e glitter antes de dormir. Segundo a Dra. Mariana Veloso é de suma importância retirar todos esses produtos, já que seus resíduos são como poluentes para a pele, que contribuem para os sinais do envelhecimento precoce, entupimento dos poros e, consequentemente, o surgimento de cravos e espinhas.

“Para remover a maquiagem, mas principalmente o glitter sem provocar arranhões e coceiras na pele, utilize hidratante facial, corporal ou óleo de banho e com o auxílio de um algodão retire o glitter, após isso vale usar uma água micelar para retirar todo o resto de maquiagem. Além disso, siga seu ritual diário de cuidados com a pele, limpando, tonificando e hidratando com produtos de acordo com o seu tipo de pele. Vale lembrar que nunca devemos dormir com maquiagem”, recomenda.

Aprenda a fazer glitter biodegradável

Ingredientes

  • 24g de gelatina incolor em pó sem sabor;
  • 1/2 xícara de água (que pode ser do cozimento de beterraba ou cenoura bem concentrados);
  • Mica natural.

Como fazer

Em um copo, coloque meia xícara de água com a cor que preferir e adicione a gelatina em pó, após isso com auxílio de uma colher misture a coloração e a água. Nessa etapa da receita, você pode usar tanto a coloração natural, com a água do cozimento dos legumes, ou usar a mica. Deixe em descanso por dez minutos hidratando e aqueça para dissolver toda a gelatina.

Utilize um recipiente liso para colocar todos os ingredientes, como uma assadeira e espalhe com o auxílio de um pincel, para que se forme uma película bem fina como uma folha. Deixe descansar por seis horas e triture esta folha com auxílio de um liquidificador ou multiprocessador, é importante deixar as partículas bem pequenas. Caso prefira deixar o “glitter” bem fininho, você pode passá-lo em uma peneira. Além disso, é possível utilizar micas naturais para dar um brilho extra e arrasar nas festas de carnaval.

Deixe um comentário