Arte que inspira a moda – Confira algumas peças icônicas baseadas em obras de arte
A arte e a moda sempre caminharam juntas. A arte é inspiração para muitos artistas, inclusive para os estilistas que se inspiram e recriam obras de arte.
Veja 5 peças de grife inspiradas em obras de grandes artistas mundiais:
Um dos principais nomes do modernismo, Piet Mondrian foi o criador do movimento artístico neoplasticismo, movimento que se organiza em torno da necessidade de clareza, certeza e ordem. Sua obra Composição II em vermelho, azul e amarelo inspirou a criação do vestido tubinho por Yves Saint Laurent na década de 1960. O modelo foi apelidado de “Mondrian” em homenagem ao artista holandês e tornou-se um marco da história da moda.
O lago de ninféias de Claude Monet também foi inspiração para um casaco nas mãos de Saint Laurent.
Sem dúvidas Yves Saint Laurent foi o estilista que mais prestou homenagens às artes plásticas. Os quadros La gerbe e L’escargot, de Henri Matisse, foram estampados em belos vestidos
Em 2012, a Louis Vuitton lançou, em parceria com a Kusama, a coleção “Infinitely Kusama”, que conta com roupas e acessórios em cores vivas e a famosa estampa de bolinhas.
Yayoi Kusama é uma artista plástica e escritora japonesa, considerada uma das mais originais e importantes artistas plásticas do seu país. Seu trabalho é uma mistura de diversas artes, como colagens, pinturas, esculturas, arte performática e instalações ambientais, em que é visível uma característica que se tornou a marca da artista: a obsessão por pontos e bolas.
O pintor simbolista e austríaco Gustav Klimt inspirou coleções de grandes grifes como Alexander McQueen, Dior e Etro.
São muitas obras de arte que colaboraram com peças icônicas de grandes Maisons que, de certa forma, nos aproximam da história de grandes artistas.