FASHION

Alice Ferraz fala sobre a atuação das blogueiras

A atuação de blogueiras de moda e as estratégias para as marcas entrarem nesse novo mundo da comunicação foram os principais assuntos do trend talk com a empresária Alice Ferraz, nesta segunda-feira (20) no Shopping Mueller.

A sala do cinema estava cheia de estudantes de moda, blogueiras locais e da rede FHits – fundada por Alice – jornalistas e demais curiosos sobre o mundo da moda.

Alice, que falou com o público de Curitiba pela primeira vez, destacou a parceria com a TOP VIEW, que começou em abril deste ano com sua coluna mensal na revista. “Admiro muito o trabalho da Cintia (Peixoto, publisher) e a TOP VIEW é uma revista que tem mesmo uma relevância regional. Estou muito feliz de fazer a coluna e quero continuar por muito tempo.”

Para Cintia, o trend talk com Alice é uma continuidade dos eventos que a revista vem fazendo. “Já tivemos um mês de eventos voltados ao mercado de arquitetura e design, agora temos essa oportunidade incrível de trazer a Alice Ferraz, um dos maiores nomes da moda no Brasil. Sabendo da velocidade do mercado atual, nada melhor do que estarmos sempre refletindo e discutindo sobre tendências.”

O bate-papo teve o patrocínio do Shopping Mueller, Lapinha Spa, Universidade Tuiuti do Paraná e Mabu Hotéis.

 

Confira alguns pontos da conversa de Alice Ferraz com o público:

 

 

Trajetória
A empresária contou sua trajetória profissional, desde o primeiro emprego com moda, em 1996 na Forum com Tufi Duek. Mas foi nas redes de varejo Mappin e Mesbla se principal aprendizado. “Comecei a viajar muito e entender o que é o Brasil, o quanto a gente é grande e a importância do regionalismo, do jornal e da revista locais.”

Com a falência do Mappin, ela resolveu abrir uma assessoria de imprensa, mais focada em construção de marca.

 

FHits
Com a mudança no mercado de comunicação, Alice viu uma oportunidade ímpar. “Há cinco anos a comunicação mudou muito. As blogueiras de moda internacionais estavam dominando. Há quatro anos voltei da Semana de Moda de Nova York com a ideia de montar uma plataforma de blogs de moda.” Nascia daí a FHits, primeira rede de blogs de moda do mundo. “Começamos com quatro blogueiras”, lembra. Hoje, são 27 e uma lista imensa de meninas querendo fazer parte da plataforma.

 

Acertos
Uma das missões da FHits, conforme a empresária, é levar a moda brasileira para o mundo. Para isso, ela sempre orienta as blogueiras a vestirem marcas brasileiras, principalmente nos eventos internacionais.

A missão número dois é mostrar para o mundo as nossas mulheres. “A gente chega chegando, porque o Brasil é colorido, cheio de vida. É cabelão, acessórios, salto alto… Fico muito feliz quando as meninas saem em fotos de street style pelo mundo.”

 

O sucesso das blogueiras
Por que as blogueiras fazem tanto sucesso? “Ela mais rela que uma modelo, está mais perto, é mais fácil entender o que ela está vestindo”, analisa.

 

Como ser relevante
“É preciso ser verdadeira, ter opinião. Não dá para atirar para todos os lados.” É quase um mantra. Durante o bate-papo, diversas vezes ela repetiu sobre a importância de a blogueira falar só sobre o que realmente faz sentido para ela.

Entender de moda é outro atributo essencial. E viajar para adquirir cultura de moda. Mas sem perder nunca de vista suas raízes. “Na FHits, minha ideia é que o regionalismo seja mantido sempre.”

 

Profissão blogueira
A empresária defende a regulamentação da profissão. Com esse objetivo, é mentora da criação do novo curso Mídias Sociais Digitais da Belas Artes, de São Paulo. Com ênfase em moda e estilo de vida e duração de dois anos, o curso é voltado a “produtores de conteúdo on-line, bloggers conectados com as últimas tecnologias e pessoas que pensam as mídias sociais de maneira empreendedora”, conforme a universidade.

 

Veja ainda
As fotos do evento

 

 

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