Acessórios curitibanos para conhecer já!
De óculos de madeira a impressão 3D, nossos designers partem das mais diferentes propostas para consolidar ideias, histórias e visões de mundo. Selecionamos 8 marcas essenciais para mostrar esse potencial criativo:
Bruna Bomfim
Com suas formas orgânicas, as joias de Bruna Bomfim moldam a prata fruto de descarte tecnológico em movimentos exclusivos. O processo pelo qual cada peça é confeccionada é inteiramente artesanal e produzido em sua loja-ateliê no Batel. Cada produto, que carrega forte apelo assimétrico, possui as múltiplas referências da jovem designer, que busca na arte inspiração para criar ao mesmo tempo com delicadeza e impacto. brunabomfim.com.br
Austral
Inspirada na paixão pela América Latina, a Austral trouxe para o latão cru formas de montanhas e constelações vistas pela designer Raquel Bittencourt. Dos primeiros contornos temáticos, surgiram parcerias que colocaram a marca em passarelas de São Paulo e no radar de blogueiros e influenciadores pelo Brasil. Hoje, os acessórios são banhados (em cobre, dourado e prateado) e os recortes expandem a temática original. australacessorios.com.br
MNovak
O trabalho criativo do arquiteto Marcos Novak toma forma em bolsas produzidas desde 2006. A marca, MNovak, alia a produção artesanal e industrial para criar um diálogo também com seu tempo, em que tecnologia e resgate do trabalho manual são pilares de produção de novas marcas. A elaboração parte da experiência com diversos materiais, levando ao limite as possibilidades de texturas e acabamento. O resultado são peças statement de design inovador, que privilegiam as tramas de fitas, principal referencial criativo da marca. mnovak.com.br
Rodrigo Alarcón
Há mais de 30 anos no mercado de acessórios, suas peças envolvem, na execução de joalheria, formas naturais encontradas nas matérias-primas. A curadoria cuidadosa de materiais, entre pedras preciosas e gemas brasileiras, é feita pelo próprio Rodrigo. Na singularidade da criação, reside a marca registrada do designer, que já teve loja fora do Brasil e criou joias exclusivas para a princesa Marie Cavallier, da Dinamarca. rodrigoalarcon.com
Pine Ax
Com proposta slow fashion , o trabalho em couro remete à produção inteiramente manual no trato da matéria-prima e resgate a processos e ferramentas de trabalho. A produção é toda feita pela designer da marca, Juliane Pinheiro, da criação à manufatura, e a escolha de material leva em consideração selos e certificações de procedência de couro, privilegiando o trabalho de pequenos curtumes do Estado. Essa preocupação na produção se reflete em modelos que exaltam a beleza natural do couro e em bolsas de design minimale rústico, com cara ao mesmo tempo de urbano e artesanal. pineax.com
Yë
Case de Curitiba na inovação de utilização de recursos com o trabalho de upcycling de parte da matéria-prima, a Yë tem sua história construída em paralelo com o reconhecimento nacional. Suas bolsas, que conciliam couro e madeira, já apareceram três vezes nos desfiles do estilista Ronaldo Fraga, na São Paulo Fashion Week. Hoje, com loja própria na capital paranaense, possui produtos versáteis e duráveis, em um mood urbano criado pela união entre design de produto e arte visual. yecwb.com.br
Para saber mais: Yë, a marca curitibana que encantou Ronaldo Fraga
Noiga
Primeira marca de acessórios impressos em 3D do Brasil, a Noiga converge moda, inovação e tecnologia. Há quatro anos no mercado, o material ainda desperta curiosidade com peças em pó de nylon de mood mais minimalista e futurista. Hoje, além de produzir anéis, brincos e colares, eles desenvolvem uma bolsa impressa em 3D. A Noiga já circula pelo Brasil com clientes como Giovanna Antonelli. noiga.com.br
Conheça Renata Trevisan, designer dona da Noiga
Estúdio Lenha
Desde 2014, o Estúdio Lenha transforma madeira em armações com apelo de tendências e exclusividade. Por meio de um trabalho artesanal, fabrica texturas e formas, além de utilizar diferentes tipos de madeiras para criar sobretons, sempre respeitando a cor original da matéria-prima. estudiolenha.com.br.
*Matéria publicada originalmente por Carmela Scarpi na edição 213 da revista TOPVIEW.