A origem do óleo de moringa
A linha de moringa da The Body Shop, uma das favoritas da marca, faz sucesso por oferecer aqueles momentos que dão um quentinho no coração. Com hidratação, proteção e perfume suave, quem experimenta se apaixona ao primeiro toque. Por trás dos produtos, a origem do óleo de moringa é ainda mais interessante. A marca global de beleza possui um programa de comércio justo com comunidades espalhadas pelo mundo, dentre elas parceria com Ruanda, na África, local responsável pela produção do óleo da semente da moringa, que é a matéria prima da linha best-seller.
O óleo de moringa é originado de uma árvore, em que a colheita ocorre uma vez ao ano. A colheita começa na captação das vagens que são frutos da árvore de moringa. Após serem limpas, as sementes são recolhidas e levadas para fábrica onde são prensadas a frio, gerando o óleo que é usado nos cosméticos da marca. Em Ruanda, a The Body Shop tem como parceira a Asili Natural Oils, responsável pelas negociações com a cooperativa de produtores Dufatanye, O trabalho com a comunidade Dufatanye e a The Body Shop começou em 2015, mas foi no ano de 2018 que a comunidade passou a integrar oficialmente a parceria. A maioria de trabalhadores da comunidade são mulheres, o que conecta ainda mais a parceria a uma das missões da marca, que é empoderar meninas e mulheres de todo mundo.
Atualmente The Body Shop possui parceria com fornecedores em todo o mundo, o número total está oscilando devido ao momento de mudanças. “A parceria com os comércios justos com as comunidades é fundamental para nossos negócios. Acreditamos que nossa missão enquanto companhia é ir além da extração responsável das matérias primas dos nossos produtos – é também promover uma parceria com comunidades locais, atuando de forma justa com o meio ambiente, com a sociedade e contribuindo para a renda de muitas famílias“, destaca Karina Meyer, diretora de Marketing da The Body Shop no Brasil.