Dicas para preservar a beleza das joias
Para manter o brilho e a beleza das joias, alguns cuidados básicos são fundamentais. Segundo a designer, Stephanie Stein, quatro pontos importantes ajudam a conservá-las.
1. Armazenar suas joias separadamente
Segundo Stephanie Stein, o ideal é dar preferência ao estojo de veludo em que ela é vendida nas joalherias, pois o atrito com outros objetos pode danificar a peça. “Esse é um grande erro que a maioria das pessoas comete: armazenar diversas joias em um mesmo saquinho”. Em relação as correntes, a dica é deixar os cordões esticados, para evitar que eles se quebrem.
2. Evitar cremes e corrida
Procurar passar esses produtos antes de colocar o acessório, pois eles podem causar danos às peças. Também não é recomendado utilizar joias enquanto pratica exercícios, pois o suor tem efeito oxidante e pode deixar o ouro com um aspecto alaranjado. “Suor e fragrâncias definitivamente não combinam com as joias, devemos sempre deixá-los em lados opostos!”, aconselha.
3. Limpeza das peças
É necessário limpar as peças após cada uso. Para a manutenção diária, o indicado são as flanelinhas simples. “No caso de limpeza mais profunda, água e sabão ajudam e, para recuperar um pouco do polimento utilize uma borracha escolar dura, que vai trazendo um pouco do brilho de volta. Jamais utilize produtos de limpeza comum!”, orienta. Banho de chuveiro, mar ou piscina com seus acessórios devem ser evitados.
4. Separar por diferentes pedras e metais
A designer salienta a importância de guardar suas joias separadas por tipo, para que não ocorra atrito entre as diferentes pedras e metais. “Como são confeccionadas em materiais diferentes, não é recomendado guardar todos os tipos no mesmo lugar. O diamante de um anel, por exemplo, pode acabar arranhando todas as demais joias”, conclui.