10 marcas que levam os holofotes de volta à moda de luxo em 2021
Luxo é vestir um tailleur Chanel ou um moletom? De acordo com as marcas mais poderosas do mundo da moda, e que costumam antecipar todas as tendências, a resposta é não excludente. Os ventos de coleções tão atípicas – devido ao momento do mundo – mostram que adaptação à realidade e peças com foco no conforto desfilam em harmonia com o glamour e a inovação sempre esperados desses grandes nomes.
Como diariamente estou buscando o que há de novo no mundo da moda, tenho visto algumas tendências voltando aos holofotes e que poderão ser grandes destaques em 2021. Resolvi escrever este artigo para compartilhar com você o que as marcas estão apostando este ano.
1. Sempre Chanel
Prático e chique, os conjuntos de terno e calça ou saia estão super em alta e foram vistos na Semana de Moda de Alta-Costura de Paris e nas coleções pre-fall. Com a Chanel, já bastante reconhecida por imprimir na moda o jeito de vestir prático e confortável, o terno vermelho surgiu com cintura marcada por cinto dourado e colar.
Aposta clássica e sem erro, o modelo pode ser visto neste momento como uma transição interessante, e na medida certa, da roupa puro conforto do home office àquela para vestir para uma reunião mais profissional, seja por vídeo, seja presencial.
2. Dior abre o tarô
Em meio a tantas incertezas, o que poderia ser mais criativo e convidativo que uma coleção inspirada nas cartas do tarô? Foi o que trouxe a Dior no filme Le Château du Tarot para apresentar as novas criações de alta-costura, com tendências sofisticadas que devem ser muito concorridas para eventos pós-pandemia.
O abstrato e elementos artísticos são expressos nas peças, além de cashmere e organza nas camisas, saias, calças e capas. Já a Bar Jacket, peça icônica da Dior, é revisitada com o veludo. Mostra que o lúdico e a riqueza de detalhes feitos à mão são eternos.
Para quem gosta da peças da marca Dior ou tem apreço pela marca em si e o que ela cria, super indico o livro acima. Além de elegante visualmente, traz história de Christian Dior, dicas e informações sobre a marca e seu posicionamento no mundo da moda desde sua criação.
3. Tom Ford e o conforto
Casual, para sorrir e fazer bem, a coleção assinada por Tom Ford para 2021 confirma que o caminho da facilidade continua como tendência, mas ele vem com brilho, estampas, neon e animal print no melhor estilo “conforto, sim; básico, nem tanto”.
O estilista apresentou calças e até saias com elástico, de modelagens soltas, além de suéteres e moletons. Para iluminar os dias, as cores escolhidas são ultravibrantes.
4. Os cortes da Valentino
A coleção 2021 da Valentino mostrou que a marca está antenadíssima com a realidade, pois foi além da alta-costura e apresentou o melhor do prêt-à-porter, com cortes mais retos e destaque para trench coat, separates e looks masculinos em meio a muitos tons terrosos, além de destaques com fúcsia e tonalidades de verde.
Os cortes retos em tecidos estruturados expressam elegância e firmeza, mas também aparecem em modelos de vestidos com volume na barra e sobreposições tridimensionais.
Falando em cortes retos, essa foi uma das 7 tendências que citei no meu artigo sobre vestimenta feminina no universo corporativo. Para acessar o conteúdo, clique aqui.
5. Ombros marcados com a Balmain
É preciso se vestir como no trabalho presencial quando estamos no home office? A Balmain veio responder a esse questionamento com a coleção que traz o híbrido.
O diferencial, símbolo de classe e elegância, são os modelos de ombros bem marcados, aliados à silhueta marcada por uma jaqueta feita sob medida e usada com short biker. As peças cinzas predominam para ficar bem fiel aos tempos de “menos é mais”.
6. O híbrido da Hermès
Outra grife que também confirma as palavras praticidade, sobriedade e o híbrido na coleção Outono-Inverno 2021 é a Hermès.
O caminho apontado pela marca é um mix de elegância conectada ao mundo a partir de silhuetas gráficas, bolsos multifuncionais e assimetrias lúdicas em seus impecáveis cortes e tecidos. Os tons sóbrios predominam, com nudes e bordô ou tons de verde e o xadrez.
7. Fendi e o luxo da tradição
A quase centenária italiana Fendi mergulhou nas suas origens em um momento de introspecção e reflexão e trouxe a proposta do luxo com base na tradição e tempo em família. Expressando o artesanato italiano, estampas florais desbotadas e tule bordado trazem leveza.
A pureza do linho enfeitado com algodão, penas, pele e acolchoados de edredom trazem memórias de roupas de cama e mesa bordadas. Os tons passearam pelos naturais de trigo, leite e mel, entre vermelho e o clássico preto e branco.
8. Louis Vuitton sem gênero
As roupas “sem gênero” não são novidade, mas é verdade que ganham cada vez mais espaço também entre as mais poderosas marcas, como a Louis Vuitton, que é uma potência em produção de peças-desejo.
Tem dado passos firmes no desfile da revisão de fronteiras entre o masculino e o feminino, com modelagens mais largas com cinturas marcadas, camisetas com estampas contemporâneas e muito preto e branco misturado ao colorido das camisetas.
9. Gucci: de tudo um pouco
Assim como a Dior, a Gucci apresentou sua coleção com uma produção de vídeos devido à pandemia e teve seu próprio evento digital, o GucciFest, envolvendo moda e cinema, por meio do qual a gente viu todas as tendências deste e, provavelmente, dos próximos anos representadas: volumes, estampas, muitas sobreposições com pegada anos 1970 e modelagens genderless.
Viu só que é um pouco do que todas as marcas que já foram citadas também trouxeram? Um motivo e tanto para ter certeza que o momento da moda pede conforto e praticidade com riqueza nos detalhes.
10. Burberry e a sua pegada ecológica
Mais que inspiração, a natureza como causa é também uma tendência da moda, o que se vê pela escolha de tecidos sustentáveis, modos de fazer e, claro, as estampas, cortes e composições. A britânica Burberry seguiu a pegada ecológica mais verde em suas últimas coleções, o que vai além apenas das peças, mas faz parte do modo de fazer da marca, que prometeu ainda plantar 10 mil árvores nos campos britânicos.
O set design da coleção de verão foi inspirado pela força da poesia e da natureza e uniu a terra e o mar. Tem do clássico ao streetwear, com criações com azul, laranja, brilho e as tais silhuetas definidas, hit certo do momento, continuaram.
Apesar da criação e da tendência que as marcas geram no mundo da moda, você não é obrigado(a) a seguir religiosamente uma a uma. Sempre digo às minhas clientes e aos meus clientes na consultoria de imagem que é preciso que eles saibam o seu estilo e quais delas se encaixam a ele. Nem todo mundo sabe ou tem total firmeza sobre seu estilo e não há problema nisso, há processos e técnicas que podem ser aplicados para que essa questão fique mais clara e posso lhe ajudar nisso.
Espero que tenha gostado de ficar por dentro do que marcas tão importantes para o mundo da moda vêm criando. E qual ou quais dessas tendências já estão fazendo parte das suas composições? Estou super à disposição para criarmos e/ou reinventarmos juntos seu estilo!
Sobre a colunista
Sou Camila Pastro, consultora de imagem especialista em auxiliar profissionais a encontrarem seus próprios estilos e a transmitirem uma imagem com mais força e autoridade por meio de vestimentas e acessórios. Por meio de diversas técnicas, incluindo a coloração pessoal, busco fazer a diferença na vida das pessoas, mostrando que ao compreendermos a nós mesmos, temos a chance de criar uma imagem ainda mais positiva no mercado.