ESTILO ARQUITETURA & DECORAçãO
Views of ADD: Artefacto Curitiba apresenta Manifesto Mata Atlântica
Evento contou com exposição inédita de mesas assinadas por profissionais com pegada brasileira
A Artefacto Curitiba apresentou a coleção de tecidos e papéis de parede Manifesto Mata Atlântica, que contou com a curadoria de Clarissa Schneider e um time de dez craques do mundo da arquitetura, arte, design e paisagismo. Eles assinam as padronagens da coleção, que tem parte do lucro arrecadado com as vendas revertida para a Fundação SOS Mata Atlântica. Os profissionais responsáveis pelas composições são: Ana Laet, André Paolielo, Arthur Casas, Dan Fialdini, Gaspar Saldanha, Marcio Kogan + Studio MK27, Miguel Pinto Guimarães, Ricardo Bello Dias, Tânia Eustáquio e Ucho Carvalho.A exposição tem cenografia do arquiteto Felippe Crescenti, que criou uma floresta de troncos revestidos com as padronagens.
No mesmo dia a Artefacto promoveu a Mostra Tropical Table, com a participação de seis escritórios de profissionais paranaenses (Beloto, Scopel e Tanaka Arquitetura, Bianca Decker, Claudia Tramujas Baggio Pereira, Luciana Baggio, Silvia Franzoni e Yara Mendes). Eles produziram mesas que traduzem o mood nacional e refletem a brasilidade em objetos e materiais naturais. Todos os objetos selecionados são da Bergerson Presentes.
A decoradora Yara Mendes, por exemplo, além de produzir a mesa e um aparador, utilizou a estampa Bromélias, assinada por Gaspar Saldanha, no revestimento das paredes e nas almofadas. Os tons verdes escuros e o mobiliário 100% Beach & Country deram o ar elegante e rústico ao espaço. O resultado é um ambiente alegre, característico dos projetos de Yara, e super convidativo.
Todas as mesas em exposição, com suas diferentes cores, formatos e materiais, revelaram a harmonia e exuberância da natureza brasileira. Elementos como flor de gengibre, cacau e sementes de urucum surpreendem pela aplicação em estilos bem diferentes, apesar da mesma proposta. “Nossa natureza pede socorro e acreditamos que a arquitetura é uma poderosa ferramenta para discutir e defender a sustentabilidade. Queremos mostrar o Brasil expresso em nossos tecidos, como no caso da coleção Mata Atlântica, em nosso mobiliário e em nossas criações”, afirmou Ingrid Moskalewsi, gerente comercial da Artefacto Curitiba.