Conheça o melhor da luxuosa Istambul - TOPVIEW

Istambul: um destino para aguçar os sentidos

Perca-se pelas ruas cheias de história, conheça os incríveis palácios e mesquitas e veja onde fazer compras na maior cidade da Turquia

594 0
Compartilhe

Já pensou em visitar dois continentes no mesmo dia? Istambul é a oportunidade: o Estreito de Bósforo divide esse incrível lugar em uma parte europeia e outra asiática. Sim, Europa e Ásia na mesma cidade! Conhecer Istambul é sinônimo de se perder em suas ruas estreitas, ouvir um idioma doce, admirar inúmeras mesquitas que enfeitam o horizonte e fazer muitas compras em seus bazares.

Caminhar pela cidade é uma viagem para mergulhar em sua história e conhecer seus costumes enquanto nos hospedamos em hotéis que são um mimo para o corpo nesse distante país.

Mesquita Azul istambul
Mesquita Azul.

Pelas ruas, sempre há um cheiro doce pairando no ar. Em vez de carrinhos de pipoca, encontramos em quase todas as esquinas vendedores de castanhas assadas e de simit, um paõzinho redondo, macio e saboroso com sementes de sésamo. Escolha uma dessas opções para entrar no clima e começar a percorrer as belas ruas do bairro de Sultanahmet.

Palácios e mesquitas

Nossa primeira parada é no Palácio Topkapi, ótimo lugar para entender o luxo e um pouco da história do país. Esse palácio, que serviu de morada no fim do século 15 para vários sultões otomanos e seus súditos durante 400 anos, hoje é um museu. Naquela época, existiam haréns e banheiros de mármore tão grandes quanto uma casa. Para se ter uma ideia da sua magnitude, chegaram a morar nesse palácio cerca de 5 mil pessoas. Caminhar por essas salas é como estar dentro de uma novela turca, literalmente.

basilica Santa Sofia istambul
Basílica de Santa Sofia.

E como se tudo isso fosse pouco, o Topkapi foi construído na parte alta antiga de Istambul. Lá de cima, tem-se uma das mais belas vistas da cidade. O Bósforo e as centenas de barcos que cruzam seu leito diariamente junto com as silhuetas das mesquitas dão uma ideia do charme dessa metrópole.

Interior da Mesquita Azul
Interior da Mesquita Azul

Seguindo com nosso passeio, a uma curta distância dali, encontramos a famosa Santa Sofia. Construída no ano de 537, pelos gregos, ela foi convertida em mesquita em 1453 e, finalmente, em 1931, foi transformada em museu. A basílica foi erguida para ser a catedral de Constantinopla. Uma curiosidade interessante é que, durante quase mil anos, a Santa Sofia foi a maior do mundo.

Outro ponto turístico que fica do outro lado da praça é a Mesquita Azul. Essa construção impressiona já do lado de fora. Seis minaretes e uma cúpula central com 43 metros de altura nos dão as boas-vindas. Mais de 20 mil azulejos nos tons que dão o nome à mesquita enfeitam o interior da sua cúpula. A iluminação natural chega através dos coloridos vitrais. Essa é, sem dúvida, a mais famosa da cidade.

Cisterna da Basílica, uma das mais simbólicas de Istambul
Cisterna da Basílica, uma das mais simbólicas de Istambul.

Aliás, mesquita é o que não falta em Istambul. Há mais de três mil espalhadas pela metrópole. Nos momentos de oração – são cinco durante o dia todo –, os turistas se encantam ao escutar o chamado dos fiéis. Do alto dos minaretes, uma voz masculina avisa quando é hora de rezar.

Na Turquia, 99% da população é muçulmana. Porém, a maior cidade do país é muito cosmopolita. Entre a população, é fácil ver mulheres usando o véu que cobre a cabeça ao mesmo tempo que observamos um grupos de garotas vestindo calça jeans e conversando com seus amigos tranquilamente nas praças.

Compras

estreito do bósforo
Estreito do Bósforo liga o Mar Negro ao Mar de Mármara.

Os turcos são simpáticos e têm muito orgulho da sua cultura e de suas tradições. É fácil visitar Istambul e conversar com os locais, principalmente nos bazares. Faça uma aposta com alguém e tente entrar no Grande Bazar sem comprar nada ou sem tomar pelo menos uma xícara de chá. Esse famoso mercado tem nada menos do que 63 ruas, 22 portas de entrada e mais de 3.600 lojas, que são uma tentação. Porcelanas, tapetes, toalhas de mesa, lâmpadas coloridas, joias, temperos, sabonetes, frutas secas e tantas outras coisas… é quase impossível sair de lá sem comprar alguma coisa ou várias. E, como em toda cultura islâmica que se preze, negociar faz parte da rotina deles. Por isso, não pague o primeiro preço: pechinchar é imprescindível por lá.

Outro lugar que merece a visita é o Spice Bazar (Bazar das Especiarias), também conhecido como Bazar Egípcio. Esse mercado fica em Eminönü, a poucos metros da Ponte Galata. Entrar ali é como estar dentro de uma cozinha de um restaurante turco: cardamomo, curry, canela, pimenta e tantos outros aromas se misturam às cores dos temperos e chás que estão à venda.

Passear por esses corredores é uma alegria para os sentidos e para a vista. Aliás, um dos melhores lugares para conseguir mais liras (moeda turca) pelos seus reais é nos arredores dos bazares, onde há várias casas de câmbio. Vale anotar que os dois mercados não abrem aos domingos.

istambul

Antes de terminar o dia, aproveite para apreciar Istambul de um ângulo diferente fazendo um cruzeiro pelo Bósforo, que liga o Mar Negro ao Mar de Mármara. Saindo do bazar de especiarias e atravessando a rua em Eminönü, vemos dezenas de barcos que oferecem passeios de duas ou mais horas pelas águas desse estreito. Aproveite o pôr do sol para se encantar ainda mais por esse destino.

Esse tour passa por mesquitas, mansões e pontes que unem essa cidade entre Oriente e Ocidente, a única no mundo que fica entre dois continentes. Deixe-se levar pela imaginação, observe o voo rasante das gaivotas e sinta-se como se estivesse vivendo na época da antiga Constantinopla.

Hospedagem

Depois de um dia tão cheio de passeios e compras, o corpo pede um descanso e nada melhor do que se presentear com uma estadia em um hotel de luxo. Há duas regiões legais para se hospedar em Istambul. A vantagem de dormir na parte antiga de Fatih, dentro das muralhas, é ficar perto de atrações como o Palácio Topkapi, Santa Sofia e a Mesquita Azul.

Mas, se você prefere algo mais moderno e sofisticado pode escolher um alojamento na parte europeia de Beşiktaş. O Swissotel The Bosphorus Istambul é um hotel cinco estrelas que oferece uma incrível vista do Bósforo e todo o requinte que um hóspede exigente pode querer: quartos espaçosos, piscina na cobertura, spa e restaurantes elegantes. O hotel está bem perto do bairro Nisantasi, onde fica a principal área de compras de luxo da cidade. Seja qual for a sua opção, não tem erro: Istambul é uma cidade insuperável

*Por Lucila Runnacles

Leia mais:

Fique por dentro de todas as notícias sobre viagens

Neste Artigo


Converse com a Gente