ESTILO VIAGEM

Home is where your passport is

Novas e exclusivas sensações de viagens de verão

Verão: check! Viajar: check! A combinação perfeita. Sinônimo de liberdade, viajar é quase sempre um grande acontecimento. Quando esse passeio é no verão, então, não há como negar: é o evento mais aguardado do ano.

Com incontáveis destinos maravilhosos ao redor do globo, difícil mesmo é escolher um local entre tantas opções. As praias, porém, são a pedida certa nessa estação. Alguns destinos já possuem sua fama e, claro, fazem por merecer, devido a suas paisagens lindas e estrutura aconchegante. Outras, também paradisíacas, estão à espera de ser o carimbo de viagem nos passaportes alheios.

Para muitos, viajar é um momento importante, para outros, é uma realização de vida e, também, sua principal fonte de renda. Sim, isso mesmo. Já pensou em viajar para os melhores e mais bonitos destinos do planeta e ainda receber por tamanho prazer? Essa é a realidade de Lucas Estevam, viajante profissional e proprietário do canal Estevam Pelo Mundo.

Responsável por um canal com 1,53 milhão de inscritos, um instagram com mais de 800 mil seguidores e um blog – que deu início ao seu sonho –, Estevam começou suas viagens aos 16 anos, em um intercâmbio no Canadá. No entanto, foi em um estágio na Alemanha que descobriu que realmente queria viver disso.

“Eu comecei a fazer o blog porque não encontrava conteúdos em português sobre como viver na Alemanha – isso em 2011–. Hoje, é possível encontrar vários conteúdos, mas, naquela época, só havia dicas em inglês. Por isso, comecei no flogão, de uma maneira que não lembra em nada o meu blog hoje. Mas foi aí que essa vida começou a virar meu trabalho de verdade”, afirmou o viajante profissional.

Em 2014, decidiu que, além de utilizar o blog, também iria compartilhar suas experiências por meio de um canal no YouTube. Quando voltou para o Brasil, Estevam chamou a atenção de algumas emissoras de TV e ganhou seu próprio programa na televisão. “Quando comecei o canal, demorou uns três anos para que ele realmente engatasse e hoje consigo viver 100% disso”, explica Estevam.

Com tantas viagens em seus passaportes – ele tem mais de sete passaportes –, o viajante já conheceu muitas praias nos 80 países que visitou ao redor do mundo, umas mais conhecidas e outras mais exclusivas. “A primeira que me vem à cabeça é Creta, uma linda ilha na Grécia. Gosto muito também de Riviera Maya, no México, e de muitas praias brasileiras, como Maragogi, em Alagoas”, conta.

A paixão por viajar 

(Foto: divulgação)

O significado de “viajar” no dicionário é bastante simples perto de sua representatividade. Não há dúvidas, fazer uma viagem é algo realmente especial, que torna a rotina mais leve e deixa o espírito mais feliz. No entanto, para algumas pessoas, é isso que as faz se sentirem vivas.

Esse é o caso de Estevam. Mesmo com suas inúmeras viagens, ele diz que sempre que, arruma as malas e embarca em uma aventura, a sensação é a mesma. “Toda vez que eu saio para viajar é a mesma sensação de sempre, o mesmo frio na barriga. É fantástico.”

Porém, por mais que o viajante tenha experiência de sobra para encarar novas aventuras em destinos desconhecidos, há dicas que sempre caem bem e, por muitas vezes, salvam de uma tremenda enrascada. Confira as melhores dicas do Estevam para quem está indo para um novo destino praiano.

  • Conhecer o lugar que está indo

Parece óbvio, mas, quando se conhece praias do mundo todo, os turistas se deparam, também, com culturas muito diferentes. Por isso, é preciso entender qual é a estrutura da praia e se ela oferece estrutura aos turistas também.

  • Preparar uma bolsa ou mochila com tudo que precisa

Como dito acima, é preciso conhecer a estrutura que há na praia que se está visitando. Dito isso, nem todos os locais oferecem os mesmos recursos que as praias brasileiras. Muitas não possuem quiosques, ajudantes ou equipamentos para locação. Por isso, certifique-se de você tem tudo o que é preciso para aproveitar um bom dia de praia e prepare sua mochila ou bolsa.

  • Otimize espaço do que leva

Se a tecnologia está aí, por que não usá-la a seu favor? Por isso, Estevam indica que é melhor não levar dinheiro e, sim, apenas o celular e pagar tudo por aproximação. “O celular supre tudo: a comunicação, o pagamento e até as fotos.”

Novas sensações de destinos de verão

Awaroa – Nova Zelândia

(Foto: shutterstock)

A Praia Awaroa, ou Awaroa Beach, é uma região litorânea na Nova Zelândia. O destino é perfeito para quem está querendo relaxar com uma vegetação natural ao redor. Com 800 m de comprimento, a famosa praia com água azuis e cristalinas possui piscinas naturais e pequenos riachos durante a maré alta. O momento ideal para aproveitá-la é entre os meses de dezembro e fevereiro, em que faz calor na região. As temperaturas, no entanto, ficam por volta de 30 oC, o que torna o clima ainda mais agradável para os viajantes.

Praia do Niquim – Barra de São Miguel – Brasil

(Foto: shutterstock)

Como em muitas praias brasileiras, a Praia do Niquim, em Barra de São Miguel, no Alagoas, possui uma boa infraestrutura para receber turistas. Por isso, além de curtir uma praia digna do paraíso, o mar calmo e cristalino deixa o clima propício para a prática de esportes náuticos, como vela e caiaque. É ideal para quem deseja relaxar com tranquilidade, beleza e, claro, muito conforto. Na região, o sol brilha forte entre setembro e março. É bom evitar os meses entre abril e agosto, quando chove muito na região.

Baía de Keem – Irlanda

(Foto: shutterstock)

A praia mais bonita e menos conhecida da Irlanda. Pelo menos é assim que a Baía de Keem, localizada na Ilha Achill, na Irlanda, é conhecida. Apesar de ser um verdadeiro cartão-postal, não há resorts ou hotéis perto. Para conhecer o local, é preciso descer uma colina que dá acesso à Baía. Exótica, a cor da areia é bastante incomum para o país – é muito dourada e a água é clara. É um destino tranquilo, pacífico e selvagem. Outro fator importante das colinas ao redor da praia é que elas protegem do vento, deixando o clima mais quente e especial.

Praia do Madeiro – Pipa – Brasil

(Foto; reprodução)

Que beleza natural! A Praia do Madeiro, em Pipa, no Rio Grande do Norte, é uma das mais bonitas da região. O mar é verde-esmeralda e possui grande extensão de areia, o que agrada muito quem vai à praia passar o dia. Mas, uma das belezas do local é a famosa aparição de golfinhos pela manhã, que saltam e se mostram para os espectadores locais. É possível fazer passeios de caiaque ou de barco, podendo ver o show dos animais bem de perto.

Praia de Honopu – Havaí

(Foto: shutterstock)

Digna de cenários de filmes, a Praia de Honopu, no Havaí, já foi plano de fundo de filmes como King Kong, Seis Dias, Sete Noites e Os Caçadores da Arca Perdida. Por isso, o destino é perfeito para quem curte aventuras, já que seu acesso se dá somente pela água. Mas, ao chegar à Praia de Honopu, prepare-se para ficar encantado com seu famoso arco de pedra natural e uma cachoeira, na qual é possível ver o imenso Vale de Honopu. A praia fica no arquipélago de Kauai, ao norte de Honolulu.

Marathonisi – Grécia

(Foto: shutterstock)

Um destino pouco conhecido por brasileiros, mas muito impressionante e marcante, é Marathonisi, na Grécia. Conhecida como a “Ilha da Tartaruga”, devido ao seu formato visto de longe, o local é quase que um “santuário” desses animais, que usam grande parte da areia da praia para enterrarem seus ovos. Justamente por isso, é comum ver pequenas tartarugas nadando perto da beira. E, além desses animais, a paisagem da reserva natural também impressiona. A única maneira de chegar na ilha é de barco, e, o que a torna, se torna ainda mais exclusiva.

Baía Turquesa – Austrália

(Foto: shutterstock)

Devido à distância continental, a Baía Turquesa, na Austrália, não é uma praia muito visitada por brasileiros. No entanto, com água cristalina, grande faixa de areia e proximidade com o recife Ningaloo, o local é uma das praias mais indicadas da Austrália. Com águas rasas e quentes, é comum mergulhar e se deparar com corais coloridos, peixes tropicais e estrelas-do-mar. Sem falar das tartarugas marinhas, raias e golfinhos, que podem ser observados nadando pela região.

Praia Areia Rosa – Antígua e Barbuda – Caribe

(Foto: shutterstock)

A Pink Sand Beach, em Antígua e Barbuda, no Caribe, possui quase 20 quilômetros de praias com areias cor-de-rosa – corais esmagados que foram transformados em areia fina com o tempo. O local para lá de fotogênico é menos lotado que a maior parte do Caribe e, além da praia, é possível visitar cavernas históricas e até uma com floresta dentro, a Darby Cave.

Praia dos Coqueiros – Trancoso – Brasil

(Foto: shutterstock)

Um dos destinos praianos mais bonitos do Brasil, Trancoso, na Bahia, possui uma energia única e é cheio de belezas naturais. Uma de suas praias mais bonitas é a Praia dos Coqueiros. O interessante do local é que ele é perfeito para qualquer tipo de público, já que possui quiosques para quem procura atendimento e cantinhos sossegados para quem deseja mais tranquilidade. O mar, belíssimo, varia muito conforme a maré e o horário. Ele pode ser bem raso e calmo, lembrando uma grande piscina. Mas, indo em um horário diferente, a água pode chegar quase até os quiosques à beira-mar, deixando pouco espaço para quem está na areia.

Praia Ora – Indonésia

(Foto: shutterstock)

Que a Indonésia é um destino turístico maravilhoso já não é surpresa. Porém, a Praia Ora, localizada nas Ilhas Molucas, arquipélago da Indonésia, é um dos segredos mais bem guardados da região. Corais cheios de cores e vida: essa é a vista da “Ora Beach”, em sua tradução para a língua inglesa. A praia de areia branca e águas cristalinas fica na costa norte da Ilha Palau Seram, a maior ilha da parte central do arquipélago das Molucas. A vantagem do local é que o clima da região é agradável o ano todo, já que faz calor por lá quase que nos 365 dias do ano.

+ sobre o assunto 

Livro – Bravas Viajantes

(Foto: divulgação)

Gabi Raposo, Danieli Haloten, Tamy Rosele Penz, Gabriella Morena, Louise Palma, Priscilla Cassioli de Moraes e Samantha Chuva

Filme – Mamma Mia!

(Foto: divulgação)

Phyllida Lloydw

*Matéria originalmente publicada na edição #258 da revista TOPVIEW.

Deixe um comentário