PROBLEMAS COM O VOO: Veja dicas de como evitá-los no Carnaval
Com o movimento do Carnaval em aeroportos, é comum passageiros passarem por problemas em suas viagens, como cancelamentos e atrasos.
Um bom exemplo foi o que aconteceu com a estudante Tamires Chebabe, 19. A jovem estava com a passagem comprada desde o início do ano para passar o carnaval de 2018 no Rio de Janeiro com as amigas. Um dia antes da viagem, ela conferiu seu voo no aplicativo da companhia aérea, mas não encontrou nenhuma informação. Então, Tamires foi presencialmente até o balcão da companhia para saber o que poderia ter acontecido. Lá, a estudante foi informada que havia ocorrido uma remarcação em sua passagem e um novo voo estava programado para cinco horas mais tarde do que o comprado previamente!
Quando soube do cancelamento, ela solicitou um comprovante, e com a carta de contingência em mãos Tamires procurou a startup Liberfly. Em casos como esse, a Liberfly antecipa a quantia de R$1 mil em até 48h para o cliente.
Pensando em reduzir dores de cabeça — como a da Tamires — o CMO e cofundador da Liberfly Gabriel Zanette montou uma lista com três dicas para o folião evitar problemas com o voo nesse feriado. Dá uma olhada!
1. Fique atento às atualizações na passagem
O passageiro deve estar sempre atento às atualizações que possam ocorrer em sua passagem. Vale lembrar que mudanças feitas na passagem pelas companhias, com menos de 30 dias de antecedência, podem ser contestadas!
2. Chegue no aeroporto com antecedência
Para evitar dificuldades na hora do embarque, a orientação da ANAC é de que o passageiro chegue com duas horas de antecedência para voos domésticos e três horas para voos internacionais.
3. Cuide com o tamanho da bagagem
Cada companhia aérea tem suas próprias regras em relação ao tamanho aceitável de bagagem despachada e, peso e bagagem de mão, assim como as taxas. Antes de se dirigir ao aeroporto, é importante se certificar de que a mala atende aos requisitos. O valor do excesso de bagagem pode ser muito alto!
Para concluir, Zanette faz um alerta: “Caso ocorra algum transtorno durante a viagem, peça um comprovante escrito de todo comunicado que a companhia aérea emitir sobre algum problema”.
Com isso em mente, é só aproveitar seu voo! Boa viagem! ?