ESTILO

Upcycling Décor

Economia circular na decoração e construção ganha espaço em Curitiba

Conceito relacionado com a moda nos últimos anos, a economia circular ou upcycling mostra que pode ser explorada em diferentes áreas, tornando-se um verdadeiro lifestyle. Na decoração, ressignificar resíduos de construção e peças de design vem conquistando espaço no mercado curitibano. 

O que aconteceu com os brechós há 10 anos atrás, já está acontecendo com os antiquários e lojas de second hand de construção. Curadorias cada vez mais especializadas, são verdadeiros paraísos para os amantes de mobiliário vintage.

Bazar Caçamba do Bem | Foto: Divulgação

A internet foi uma grande aceleradora para esse movimento de mercado, e quando falamos de internet, a geração Z tem grande influência nisso. Pessoas nascidas a partir de 1995 já conquistaram poder de consumo e estão atualizadas sobre os novos pilares de compra: sustentabilidade, estética e funcionalidade. Sinônimos perfeitos para peças de decoração vintage e resíduos de obras com preços acessíveis.

Em Curitiba, a iniciativa Caçamba do Bem defende a reutilização de materiais e a extensão da vida útil dos produtos, combatendo o modelo tradicional de “produzir, consumir e descartar”. Segundo a Fundação Ellen MacArthur, uma das principais vozes globais em economia circular, a adoção de práticas circulares na construção civil pode reduzir drasticamente o impacto ambiental ao diminuir o volume de resíduos destinados aos aterros e a demanda por novos recursos.

Antiquário Cristiano Ross | Foto: Divulgação

Quando o assunto é design original do século XX, antiquários especializados dominam as redes sociais e leilões online. Peças icônicas do design nacional assinadas por Sergio Rodrigues, Oscar Niemeyer e Zanine Caldas fazem parte do acervo do Antiquário Cristiano Ross, que hoje conta com mais de 24 mil seguidores no Instagram. 

Bazar Caçamba do Bem

O Bazar Caçamba do Bem retorna em sua última edição deste ano, dessa vez especial pré-Black Friday, oferecendo itens de construção e decoração com preços acessíveis. O evento, realizado no novo espaço do projeto, proporciona uma experiência de compra sustentável e significativa, reforçando a importância de práticas de economia circular na construção civil. Com descontos de até 70%, o bazar trará peças nesta edição em um amplo portfólio de itens para construção e decoração, incluindo cubas, pias, pisos, móveis planejados e soltos, portas, e objetos de decoração.

Serviço:

Bazar Caçamba do Bem

Quando: dias 22 e 23 de novembro, das 9h às 16h.

Onde: Av. Manoel Ribas, 265

Não há estacionamento no lugar – apenas nas ruas em frente e nas laterais do barracão 

Entrada gratuita

Deixe um comentário