ESTILO

Uma chef curitibana no Marrocos

por Érika Busani

A chef Joy Perine, do Restaurante Zea Maïs, partiu hoje para uma aventura gastronômica única. O destino é o Marrocos, na África, onde ela vai passar uma semana, sendo a maioria dos dias na casa de uma família marroquina na aldeia de Dades, em meio à cordilheira do Atlas. O objetivo, imergir na cultura local, descobrindo seus costumes e segredos culinários.

Esta é apenas a primeira etapa de um projeto em parceria do Zea Maïs e da produtora curitibana Asteroide Filmes. Nos próximos meses, Joy – uma das chefs que participou da nossa capa de gastronomia em julho – embarca para o Japão, Peru, Vietnam, Índia e Rússia. As viagens vão gerar uma série chamada Enjoy, que está em negociação com emissoras e patrocinadores, segundo o diretor e roteirista Diogo dos Reis Ruiz, companheiro da chef nas viagens.

Diogo e Joy se conhecem há tempos. “Um dia desses fui jantar no Zea Maïs e a Joy comentou que estava louca por novidades. Ela está numa fase bem legal da vida, as filhas já estão crescidas, é avó, está toda independente. É hora de ver e experimentar coisas novas. Lá na produtora a gente estava querendo fazer e trazer coisas diferentes para o mercado”, conta Diogo.

Os dois então juntaram a fome com a vontade de comer – com o perdão do trocadilho gastronômico. As experiências vão ser registradas não apenas nos locais visitados, mas também na volta ao Brasil para mostrar o quanto influenciaram no processo de criação de novos pratos por Joy. “Veio numa boa hora essa inquietação dela!”, comemora o diretor.

A chef está animada. “Algo que não sai da minha cabeça, até pelo lado de chef de cozinha, é o aroma do Marrocos. Todas aquelas especiarias, combinações, ingredientes diferentes. Este projeto tem me dado uma injeção nova, tenho trabalhado mais, pensado mais em como criar novos sabores”, afirma.

Os destinos
A vontade de Joy de conhecer lugares diferentes e sair do padrão de viagens gastronômicas para países como França, Itália e Espanha foi o estímulo para estabelecer os roteiros. “Sugeri de irmos para o exótico e ter um choque cultural de verdade. Não é à toa que escolhemos o Vietnam como um dos próximos destinos”, conta Diogo. A definição dos países também está atrelada aos diferentes temperos, características, misturas e sabores das regiões.

Antes da cada viagem, a dupla faz uma pesquisa sobre a alimentação do povo local. Valem as experiências pessoais, relatos de amigos, e claro, a internet. No Marrocos, entre outras peculiaridades estão a grande quantidade de especiarias disponíveis, o aroma da comida, o uso de frutos secos, amêndoas, mel e o famoso chá de menta.

 

Leia mais:
Serpentes e cérebros de cabra
Perdidos em Marrakech
Joy ensina a fazer tajine
Hospitalidade genética
Diretor conta detalhes da viagem
Almoço 5 estrelas e jardim
Marroquina por dois dias

 

A TOP VIEW vai acompanhar a viagem, sempre trazendo alguma curiosidade para você. Não perca!

 

 

 

Deixe um comentário