ESTILO

Paraíso que reúne vinhos, design e arquitetura

A Viña Vik fica a duas horas de Santiago, no Chile. A propriedade de 4300 hectares tem um hotel boutique e uma vinícola

O teto de titânio da construção e piscina de borda infinita dão o tom do local. O prédio futurista da Viña Vik, assinado pelo arquiteto uruguaio Marcelo Daglio, fica no Vale de Millahue e foi inaugurado em outubro do ano passado. Dentro do hotel, que faz parte do grupo Vik Retreats – referência em hospedagem de luxo na América do Sul – cada uma das 22 suítes tem decoração individual, em sua maior parte com artistas chilenos como Sebastián Valenzuela, Francisco Uzabeaga e Pablo Montealegre. Por si só, esses detalhes já fariam do hotel uma grande atração. Mas tem mais…

Disposto a produzir um vinho de qualidade na América do Sul, o empresário norueguês Alexander Vik fez uma série de testes geológicos na região e encontrou no local onde hoje é o hotel o terreno ideal para a produção da bebida. Ao lado do hotel futurista há também uma vinícola, que teve a produção iniciada em 2006.

A primeira safra foi colhida três anos depois e é um blend das uvas camenère, cabernet sauvignon, cabernet franc, merlot e syrah. E, seguindo a linha de valorização arquitetônica da propriedade, a bodega – também em estilo futurista – teve projeto assinado pelo arquiteto chileno Smilijan Radic.

Para decorar o espelho d'água que fica em frente à vinícola, pedras de granito da região.
Para decorar o espelho d’água que fica em frente à vinícola, pedras de granito da região.

 

Dentro da vinícola – que usa energia solar e reaproveita água de chuva, que fica armazenada em um lago – as cubas de fermentação da bebida ficam ao lado de 1600 barris de carvalho francês.

As uvas são colhidas manualmente por um time composto por 35 mulheres, que ainda separam o fruto de resto de galhos, garantindo que só a uva seja usada no processo de fabricação.

Os enólogos franceses Patrick Valente e Gonzague de Lambert e o chileno Cristián Vallejo têm a responsabilidade de fazer do vinho da vinícola um dos melhores do mundo (no Brasil, ele custa cerca de US$140 e e pode ser encontrado nos sites WorldWine e Wine).

A bicicleta é o meio de transporte recomendado para quem quer conhecer os vinhedos. Ainda dá para passear de cavalo e até de balão. E para descansar entre um passeio – ou gole – e outro, o completo oferece salão de jogos, fitness center, sauna e spa com tratamentos à base da uva.

E para acompanhar os vinhos, a gastronomia privilegia os ingredientes da região, como o salmão chileno e as carnes. A vista da sala de jantar não permite que o visitante esqueça onde está, pois é voltada para as colinas cobertas de vinhas.

A hospedagem fica em torno de US$ 1200 para um casal e inclui café da manhã, almoço (com direito a uma taça de vinho por adulto) e jantar (com uma garrafa de vinho por casal). Para quem quiser apenas conhecer o local, a degustação na bodega é aberta aos visitantes. Para acompanhar, tem parrilla no meio dos vinhedos. Estando no Chile, difícil é resistir a um programa desses.

SERVIÇO
Vinã Vik Hotel. Valle de Millahue, San Vicente, O’Higgins, Chile.

Deixe um comentário