ESTILO

Um brinde natalino com cervejas

A ceia de Natal é aquela hora mágica para se reunir a família e amigos, saborear um banquete bem especial e tomar… cervejas artesanais. Por que não? A combinação pode ser meio incomum, mas se harmonizada com os pratos certos, alguns estilos da bebida podem ser grandes atrativos, saindo do óbvio.

Os chefs de cozinha Leo Oliveira, Cris Verissimo, Andrea Follador, Rodrigo Zardo e a enófila Linda Monteiro aceitaram o desafio e criaram algumas receitas, usando como base os rótulos da Cervejaria Anhangava:

– Kamby, estilo Kölsch puro malte cristalina (4,8% vol/alc)
– Narã, estilo English IPA e de sabor frutado (6,5% vol/alc)
– Rudá, estilo Strong Golden Ale de sabor forte e alto teor alcóolico (7,8% de vol/alc)
– Vevuí, estilo American Wheat feita de trigo e mais leve (5,7% vol/alc)

O jantar, preparado pela SaboreArte Brasil no Asdrubal Bistrô, teve como boas-vindas o Narã Ice Beer, um sorvete de creme coberto com a IPA da Anhangava, além do drink Brut Rudá, uma mistura entre o espumante Brut Courmayeur e a Rudá, ambos preparados por Linda Monteiro.

Para a entrada, o chef Leo Oliveira preparou uma bruschetta feita à base de cogumelo fresco confitado e parmesão para harmonizar com a Kamby. O chef explica que o cogumelo fresco confitado tem aspecto mais gorduroso, beirando o defumando e, com a ajuda do parmesão, se relaciona muito bem com a Kölsch da Anhangava.

Ele também foi o criador do prato principal, que uniu a Narã com uma receita de bacalhau ao molho de natas, acompanhado de arroz com lâminas de amêndoas e alho confitado. “O bacalhau é um peixe de bastante personalidade, e ele consegue trabalhar bem com o sabor mais forte e frutado da Narã. O alho confitado presente no arroz harmoniza melhor com uma cerveja mais alcóolica e leve, por isso usamos a Vevuí”, afirmou Oliveira.

Para as sobremesas, a chef Cris fez uma redução de especiarias para criar os doces. Ela criou um crepe francês com recheio de maçã e frutas vermelhas, com canela, anis e pimentas, misturado com a Narã, mel e açúcar. “Eu fiz essa redução, que é aquecer a cerveja até ela virar uma calda grossa, para usar como cobertura no doce”, explicou Cris. O sabor acentuado e frutado da bebida contribuiu para a harmonização com o doce.

A chef e pâtissier Andréa Follador fez um bolo de chocolate com maracujá, perfumado com aroma de baunilha e manteiga, e cupcakes natalinos de baunilha com recheio de trufa, ambos harmonizados com a Rudá. O Chef Rodrigo Zardo finalizou o jantar com um panetone de frutas servido com Vevuí.

Para José Pedro Duarte, criador da Cervejaria Anhangava, além da questão do paladar, é importante saber tomar as cervejas, principalmente num jantar natalino. “Uma boa sequência é começar com a Kamby, que é mais fraca, passar pela Narã e Rudá que são as mais fortes e passar às sobremesas apreciando a Vevuí, uma bebida mais leve para fechar a noite”, observou o cervejeiro.

A decoração da mesa foi feita pela designer e sommelier Elis Carvalho.

 

Microcervejaria
A Cervejaria Anhangava é uma microcervejaria criada pelos empresários José Pedro Duarte e Márcio Netto, em Quatro Barras, região metropolitana de Curitiba. O prazer comum pela tradicional bebida foi fator determinante para unir os dois amigos e fazê-los iniciar seu próprio empreendimento no mundo das cervejas artesanais.

A empresa segue os principais estilos, cores e aromas mais apreciados, porém com receitas próprias.

 

Confira as receitas
Welcome drinks
Bruschetta com Confit de Cogumelo Paris e Parmesão
Arroz com lâminas de amêndoas e alho confitado e bacalhau ao molho de natas
Crepe de maçã com frutas vermelhas e redução de cerveja Narã da Anhangava
Bolo de chocolate com recheio de maracujá
Cupcakes natalinos
Panetone de frutas

 

SERVIÇO
Cervejaria Anhangava
Av. Dom Pedro II, 62, Loja 07, Centro – Quatro Barras
(41) 3157-0701

 

Deixe um comentário