TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER sobre o Cine Passeio! - TOPVIEW

Tem novo complexo cultural na área! Confira TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER sobre o Cine Passeio!

O complexo cultural abriga salas que despontam em tecnologia e inovação, repaginando os antigos cinemas de rua

1141 0
Compartilhe

O Cine Passeio mal chegou a Curitiba e nós já consideramos – e amamos – muito! O cinema de rua está de volta, mas de um jeito como você nunca viu: super repaginado e com tecnologias de ponta. Nada como uma boa adaptação para os tempos modernos, não é mesmo? Curitiba tem um vasto histórico de cinemas de rua – principalmente durante as décadas de 1940 a 1970 – que contou com 42 cinemas! UAU! Entre eles, podemos citar os cines Avenida, Luz, Palácio, Ritz, Ópera, Imperial, Plaza e uma extensa lista que você pode conferir no site da Secretaria da Educação

A inauguração do Cine Passeio aconteceu na última quarta-feira (27/03) e ficou marcada pela quantidade de curiosos e amantes de cinema, que preencheram cada espacinho da rua Riachuelo! O complexo cultural inovador vai facilitar a volta da população para o antigo meio artístico, o que deixa um importante resgate cultural que não deve ser esquecido. Ah, e, claro, você não pode ficar de fora!

Para isso, fizemos um guia especial com tudo o que você precisa saber sobre o Cine Passeio. Afinal, o cinema já se modernizou e você também precisa se atualizar sobre o mais novo – e incrível – local cultural da cidade!

Tudo que você precisa saber sobre o Cine Passeio

via GIPHY

Você sabia que o prédio histórico do Cine Passeio já foi um quartel?

É isso mesmo! O prédio, inicialmente, abrigou a Impressora Paranaense, local onde foram impressos os primeiros rótulos da Mate Leão – incrível, né? O prédio foi demolido e, no lugar, foi construído um quartel, mais precisamente na década de 1930. Como era um prédio de alistamento, MUITAS pessoas passaram pelo local – e você, com certeza, deve ter algum parente que já passou por lá!

Após os anos de quartel, o prédio passou a ser uma Unidade de Interesse Especial de Preservação – UIEP e, após 10 anos de revitalização do prédio e muitas obras, o Cine Passeio surge para retomar a tradição dos cinemas de rua. OBA!

Cada vez mais próximo das soluções urbanas

O prédio que abrigava o antigo quartel curitibano foi revitalizado – e ficou maravilhoso! (Foto: Cido Marques).

O Cine Passeio representa a essência e a vitalidade da cidade de Curitiba. Foi através da revitalização de um prédio histórico, com transformação aliada à tecnologia de ponta, que o complexo cultural se torna uma solução urbana. O cinema, fora do local convencional, repleto de lojas e outras atenções, foca para a nata artística e se volta para o direito do cidadão de acesso à cultura e ao patrimônio histórico.

Formação audiovisual e de inovação na área da economia criativa

Além de retomar a concepção dos cinemas de rua – o que dá oportunidade para as gerações que não conheceram os cines, agora poder frequentar, o Cine Passeio também traz como proposta a formação audiovisual e de inovação na área da economia criativa. Isso acontece devido ao alto número de modernos equipamentos de projeção e sonorização existentes no mercado, que são dotados de tecnologia para recepção de filmes em formato DCP (digital cinema package), com alta qualidade de desempenho, possibilitando inovação ao setor audiovisual.

No piso das duas salas de cinema, há uma área para receber cursos audiovisuais que pode ser locada e utilizada por produtores independentes, parceiros estratégicos e pelo público em geral. Se imaginou fazendo curso com algum palestrante de outro país? INCRÍVEL – e possível!

Cheio de significado

As salas são equipadas com conforto e MUITA tecnologia! (Foto: Cido Marques).

Em homenagem às duas últimas salas de cinema da Fundação Cultural, Luz e Ritz, esses são os nomes das novas salas, com capacidade para 90 pessoas, que exibem filmes em sessões diárias, através do uso dos equipamentos moderníssimos citados acima. 

Estúdio Valêncio Xavier. (Foto: Cido Marques).

O complexo cultural abriga uma área, no subsolo, dedicada às ações de formação, que conta com sala multiuso de 110 lugares, projetor móvel e tela retrátil. Além disso, a Sala Video On Demand (VOD) também é disponibilizada para consumo digital escolhido pelo usuário – que terá acesso a diversos conteúdos em uma tela de 4K de 86 polegadas! UAU!

O complexo tem duas salas de cinema para exibição de filmes em sessões diárias: as salas Luz e Ritz. (Foto: Cido Marques).

Também no subsolo, encontra-se a segunda unidade do Worktiba- ORGULHO! -, o primeiro coworking público do Brasil, criado para atender às necessidades de pequenos e microempreendedores, focado na economia criativa, no audiovisual e em inovações. Para poder usufruir do Worktiba, os coworkers se inscreveram através de um edital e foram selecionados por uma comissão independente com membros do Sebrae, Curitiba Angel, Prevention, Agência Curitiba, Icac e IPPUC. Foram 30 projetos selecionados – que podem ficar 5 meses no coworking, podendo ser prorrogado para mais 5 meses, entre Startups e projetos de economia criativa. Se você tem interesse, fique de olho no próximo edital! 

Na segunda feira (01/4) aconteceu a primeira reunião de trabalho dos coworkers! Foto: divulgação Erica – Agência CWB.

E se você pensa que acabou…

Cinema a céu aberto? Isso mesmo! O complexo do Cine Passeio conta com um cinema a céu aberto que funcionará no terraço – dispondo também, de uma área para eventos. Esse local vai atender eventos ligados às áreas de economia criativa como design, moda autoral e gastronomia.

E a curadoria dos filmes?

A programação é feita pelos especialistas Marden Machado, crítico de cinema, e o cineasta Marcos Jorge. A curadoria dos filmes acontece de acordo com o conhecimento e experiência de mercado dos curadores, além de seguirem uma pegada de produções comerciais, disponibilizadas pelas distribuidoras.  Na programação, haverá sempre uma combinação de obras recentes, clássicas e fundamentais dentro da História do Cinema, valorizando as produções nacionais.

A programação

Fique por dentro da programação disponibilizada para o início do mês de abril!

Cine Ritz

RAIVA
Drama . 1h24min
Direção Sérgio Tréfaut
29/3 a 3/4 . 15h15

ALBATROZ
Suspense . 1h33min
Direção Daniel Augusto
29/3 a 3/4 . 18h

VOX LUX: O PREÇO DA FAMA
Drama . 1h55min
Direção Brady Corbet
29/3 a 3/4 . 20h15

Cine Luz

UMA VIAGEM INESPERADA
Drama . 1h26min
Direção Juan José Jusid
29/3 a 3/4 . 15h

UM BANHO DE VIDA
Comédia . 1h58min
Direção Giles Lellouche
29/3 a 3/4 . 17h30

HAPPY HOUR: VERDADES E CONSEQUÊNCIAS
Comédia . 1h38min
Direção Eduardo Albergaria
29/3 a 3/4 . 20h

 

Mostra Temática

TERRA EM TRANSE – 02/4 – 19h.

O DRAGÃO DA MALDADE CONTRA O SANTO GUERREIRO – 03/4 – 19h. 

O LEÃO DE SETE CABEÇAS – 04/04 – 19h.

A IDADE DA TERRA – 05/4 – 19h.

Leia Mais

Se inspire nos filmes indicados ao Oscar para escolher o destino da sua próxima viagem!

 

Neste Artigo

Converse com a Gente