Truques do dia a dia: aprenda a utilizar o freezer para conservar alimentos
Quem cuida das tarefas da casa sabe como é o desafio de manter uma alimentação saudável com a correria cotidiana. Por isso, o congelador pode ajudar a simplificar o processo, a partir de alimentos pré-prontos. Praticamente todos os alimentos podem ser congelados, com exceção apenas de algumas frutas mais delicadas, além das folhas cruas, que podem queimar com o frio. Para você não errar, Isabela, marca de massas, biscoitos e torradas da região Sul do País, ensina como congelar alimentos da forma correta. Confira:
Como congelar frutas
É importante limpar e tirar os caroços. Lembre-se que frutas com mais água, como melancia e melão, ficam molengas ao descongelar, enquanto as frutas vermelhas e a banana, por exemplo, suportam baixas temperaturas. A técnica conserva esse grupo de 1 a 3 meses.
Como congelar carnes
As carnes vermelhas, aves e peixes precisam ser limpos antes de serem armazenados no freezer. Separe pequenas porções para congelar e, ao descongelar, o ideal é que o processo aconteça no refrigerador, nada de pia! Priorize o preparo dos alimentos que estão há mais tempo congelados, conservando carnes bovinas cruas até 12 meses; linguiça e bacon até 2 meses; hambúrgueres e frango até 9 meses; e peixes magros até 6 meses.
Como congelar vegetais
Higienize o alimento e, em seguida, utilize a técnica de branqueamento: cozinhe os vegetais como preferir e dê um choque térmico para interromper o cozimento. Atenção: ao colocar a água gelada, calcule em média 35 segundos para legumes mais consistentes e 15 para os mais macios e delicados. Retire o máximo de água dos vegetais e separe-os em pequenas porções para, assim, conservá-los de 1 a 3 meses.