Para bancar o chef mesmo sem saber cozinhar
Quando naquela sexta-feira cheguei na redação e encontrei em cima da minha mesa uma caixa contendo uma refeição especial para dois, pensei que o jantar romântico do final de semana estava garantido.
O cardápio propunha um menu sofisticado e bem brasileiro: mil folhas de palmito com carne de siri e vinagrete de morango com cumaru para entrada; nhoque de vatapá com camarões em molho de leite de coco e azeite de dendê para o prato principal; e bolo de rolo com sorvete de catupiry para sobremesa.
Mas a caixa do Clube da Cozinha, uma ideia do empreendedor casal curitibano Bruna De Pieri e André Carrera, não propõe um jantar pronto. À medida que eu abria o “presente”, descobria porções de ingredientes que compõem a receita e descobria que a chef, naquela noite, seria ninguém menos que…eu.
Quando viviam em Nova York, os bons de garfo Bruna e André descobriram o costume local de receber cestas de ingredientes para refeições programadas. “Era a chance de cozinhar preparando e aprendendo receitas diferentes de um jeito fácil e sem riscos de errar”, diz Bruna.
Quando o ciclo de André no banco onde trabalhava terminou, o casal resolveu lançar a ideia na cidade natal desembarcando em Curitiba com o Clube da Cozinha. Só que um pouco diferente da versão nova-iorquina, o Clube entrega em casa um menu completo, com entrada, prato principal e sobremesa representando receitas de diferentes regiões do mundo ou estações do ano.
Sabendo disso, levei a caixa para casa e, na companhia do meu namorado, comecei o preparo. Descobri que mesmo quem nunca cozinhou na vida (mais ou menos o meu caso), consegue preparar uma refeição refinada, para impressionar…e para pedir mais.
Preparo
Cada ingrediente que compõe a receita veio embalado em porções milimetricamente separadas e numeradas. Coloquei sobre as mesa os saquinhos, embalagens à vácuo e pequenos vidrinhos todos numerados e contendo desde tomate picado e carne raladinha de siri pré-cozida passando até pelo leite de coco feito artesanalmente por Bruna.
Para me ajudar, pude escolher entre três “anjos” – um passo a passo impresso; um vídeo encontrado no canal do Clube da Cozinha no You Tube que acompanhei com o Ipad na bancada; o vídeo do Clube acessado via QR Code pelo meu celular.
Usei o passo a passo, mas também acompanhei o vídeo por pura diversão e para comparar meu preparo e prato final com o original. Sem ter como errar, afinal tudo é numerado (desde o ingrediente, até a ordem dos procedimentos), eu, que nunca cozinhei, coloquei a água do prato principal para ferver, refoguei o siri com especiarias e preparei a vistosa entrada de mil-folhas de palmito (eles vieram cortados em lâminas) com “caviar” de tapioca sob o olhar impressionado do namorado.
Na água já fervente joguei os nhoques de vatapá e, na frigideira ao lado, preparei os camarões (que vieram limpinhos embalados à vácuo graças à Bruna) em azeite de dendê e leite de coco.
O perfume exalava pela casa quando eu -que lembrando mais uma vez, nunca cozinhei na vida – levei à mesa o notável Menu Brasileiro do Clube da Cozinha. “Assinado” por mim.
A sobremesa veio depois, com bolo de rolo e sorvete de catupiry no sofisticado formato de quenelle. Sim, aprendi a fazer um quenelle. Depois de preparar um jantar como o de um chef profissional, será que não ganho um pedido de casamento?
Como funciona
1. Toda semana o Clube da Cozinha lança um cardápio novo no site, com menu completo: entrada, prato principal e sobremesa.
2. Quem se interessa deve adquirir a caixa até próxima segunda-feira.
3. O cliente recebe em casa na quinta-feira, a partir das 16h, a Caixa da Semana, com o mise en place feito: todos os ingredientes necessários para fazer a receita cortadinhos, frescos, higienizados e nas porções necessárias.
4. A receita vem junto na caixa, descrita de forma didática e com uma linha do tempo organizada em etapas, ingredientes numerados e categorizados.
5. Na receita, há um QR Code contendo o vídeo da semana, que exibe o passo a passo de cada receita. Mas ele é opcional, uma vez que é perfeitamente possível montar a refeição lendo a receita.
* A refeição deve ser feita até domingo à noite para ter o frescor garantido. ** Cada menu serve muito bem duas pessoas. No meu caso até sobrou um pouco, pois as porções são grandes.
Menus especiais
Eventualmente, o Clube da Cozinha apresenta o menu completo de um chef premiado. Na série das Caixas Especiais dos Chefs já vieram, por exemplo, receitas de Massimo Bottura, dono do restaurante Osteria Francescana, em Modena (Itália) e famoso pelo programa Chef’s Table, do Netflix.
SERVIÇO
Clube da Cozinha_(41) 3339-8319; www.clubedacozinha.com Valor da caixa: R$ 120 (Para que se associa, o desconto é de 5%)
2 comentários em “Para bancar o chef mesmo sem saber cozinhar”
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.
Também provei e adorei. Nem se compara a pedir comida pronta em casa, tanto pelos sabores diferenciados como pela oportunidade de envolver a família numa experiência gastronômica. O box mostra como tudo no Clube da Cozinha é muito bem cuidado, com atenção aos mínimos detalhes. Dá gosto pedir, receber tudo bonitinho e, claro, deliciar-se depois. Vale a experiência.
Ah que ótimo, Ricardo! Ficamos felizes com o feedback. Nós também adoramos por aqui 🙂