‘Samba de Bamba’ traz o melhor da nova geração de sambistas a Curitiba
Começa nesta terça-feira (6) a quinta temporada do Samba de Bamba, projeto que traz expoentes da nova geração do samba brasileiro para shows em Curitiba. A estreia fica por conta do cantor e compositor carioca Vidal Assis, num show inédito, acompanhado por um quarteto musical.
“A cada ano que passa, vão surgindo novidades em todos os cantos do país”, observa o crítico musical e curador do Samba de Bamba, Rodrigo Browne, sobre a nova geração de intérpretes, músicos e compositores do gênero mais popular do Brasil. “E é sempre bom poder revelar ao público essa constelação de futuras estrelas – todas brilhantes.”
Até dezembro, Curitiba recebe 10 shows com “novos bambas” de Norte a Sul do país – artistas que respeitam o passado e apresentam novos caminhos para o samba, segundo Browne, que comanda há 21 anos programa homônimo na rádio E-Paraná FM. Para o curador, a diferença está na forma como esses artistas traduzem o gênero musical: cadência, sotaque e características regionais, por exemplo.
Samba de Bamba: Vidal Assis
Vidal Assis é um cantor de timbre veludoso, cujas composições transitam por diversos ritmos brasileiros: samba, choro, baião, xote, canções… O músico coleciona elogios de nomes como Ruy Castro: “Vidal Assis é a prova de que a música popular brasileira é indestrutível”, avalia o escritor e pesquisador de música.
No show na Caixa Cultural, o artista vai apresentar músicas de seu CD de estreia, Álbum de Retratos (ouça aqui), ao lado de sambas de sua memória afetiva.
Próximos shows
4 de julho: Maytê Corrêa (PR)
18 de julho: Juliana Ribeiro (BA)
1º de agosto: Anastácia Monteiro (ES)
15 de agosto: Tomaz Miranda (RJ)
5 de setembro: Elisa Addor (RJ)
3 de outubro: Grupo Sampri (MS)
17 de outubro: Adriana Moreira (SP)
7 de novembro: Teresa Lopes (DF)
5 de dezembro: Ana Paula da Silva (SC)
Samba de Bamba
Dia 6/6, terça-feira, às 20h.
Na Caixa Cultural Curitiba: R. Conselheiro Laurindo, 280, Centro.
Ingressos: R$ 20 e R$ 10 (meia-entrada).
Bilheteria: (41) 2118-5111 (de terça-feira a sábado, das 12h às 20h; domingo, das 16h às 19h)
Classificação etária: livre para todos os públicos.