ESTILO

#Respectro: 6 filmes que falam sobre o autismo

A condição afeta aspectos da fala e da interação social, comprometendo o comportamento do indivíduo

No dia 02 de abril foi comemorado o dia “Dia Mundial de Conscientização do Autismo“. A condição é caracterizada pelo déficit da comunicação social, afetando aspectos da fala e da interação social, comprometendo o comportamento do indivíduo. A síndrome é tecnicamente definida como TEA, transtorno do espectro do autismo, por abranger os diversos níveis de comprometimento.

Neste ano, o tema da campanha de 2020 – “Respeito em todo espectro” – foi reforçado e a hashtag #Respectro inundou a internet de amor e conscientização. Por isso a TOPVIEW separou uma lista com alguns filmes que contam com personagens autistas para você assistir e se conscientizar. 

Forrest Gump – O Contador de Histórias

(Foto: reprodução)

Um clássico, o filme narra quarenta anos da história americana sob a perspectiva de Forrest Gump, um homem puro, ingênuo e apaixonado que, por acaso, se envolve em todos os acontecimentos cruciais do país. O filme não denomina a condição do protagonista, mas sua composição possui muitas semelhanças com algumas características do transtorno.

O Contador

(Foto: reprodução)

Christian Wolff é um contador diagnosticado com autismo. Extremamente habilidoso com números – e armas -, ele descobre uma fraude nos livros contábeis de uma poderosa companhia de robótica, colocando sua vida e a vida de sua colega de trabalho em risco.  

Divertida Mente

(Foto: reprodução)

O filme conta a história de Riley, uma menina de 11 anos que sofre com problemas emocionais após a mudança para uma nova cidade. Personificadas em seu cérebro, suas duas principais emoções – Alegria e Tristeza – entram em conflito, afetando radicalmente a vida de Riley e suas interações sociais. O filme foi vencedor do Oscar de 2015 na categoria de “Melhor Animação” e é ajuda a entender como funciona o emocional de uma criança, facilitando a comunicação.

Tão Forte e Tão Perto

(Foto: reprodução)

Após perder o pai no atentado de 11 de setembro, um menino autista de 9 anos descobre uma chave que acredita fazer parte de uma mensagem deixada pelo pai. Determinado a desvendá-la, ele começa uma comovente jornada pela cidade. Indicado ao Oscar de Melhor Filme, em 2012, a produção conta com uma história poderosa e extremamente emocionante.

Gilbert Grape – Aprendiz de Sonhador

(Foto: reprodução)

Gilbert Grape é jovem que, após o suicídio do pai, se tornou o responsável pelo sustento da família: sua mãe, duas irmãs e o irmão autista – interpretado por Leonardo DiCaprio. A rotina da família é conturbada quando Gilbert se apaixona por Betty, uma mulher casada. O filme é elogiado pela verossimilhança que apresenta ao retratar as dificuldades de famílias com crianças autistas.

Stimados Autistas

(Foto: reprodução)

Dirigido por Cristiano de Oliveira, o média-metragem discute o diagnóstico tardio de autistas adultos. O filme parte de uma experiência pessoal do diretor e conta com diversas entrevistas gravadas remotamente durante a pandemia. Um filme sobre autismo produzido por uma pessoa autista! 

 

Deixe um comentário