Realidade aumentada na compra de móveis
Por Camila Gino
Imagine poder ver, em casa, aquela mesa que está no catálogo em suas mãos ou, mais além, na tela em sua frente no computador, no site da loja em que você está pesquisando, exatamente do tamanho que ela é, e no cantinho exato que você está planejando para ela na sua sala?
A tecnologia da realidade aumentada já permite que isso seja possível, em escala global e também por aqui pelo Brasil. Em Curitiba, a LooxVR é uma empresa que atua neste tipo de solução, que vem sendo adotada com expressividade, conforme Rodrigo Schneider, sócio da empresa, no segmento imobiliário, de modo a que o cliente, ao colocar os óculos 3D, possa fazer verdadeiros passeios virtuais pelo imóvel, em suas vários ângulos e ambientes.
No segmento de mobiliário, uma marca pioneira a adotar a tecnologia foi a rede sueca de design acessível Ikea, com atuação global. “Começamos a usar a realidade aumentada já no catálogo de 2013, publicado em 2012. Naquela ocasião, o cliente podia ver os modelos em 3D com animações no catálogo”, conta Niclas Bengtsson, da comunicação da marca, à TOP VIEW. “Para o catálogo de 2014, estendemos o uso de modo a permitir que os usuários possam posicionar os modelos em 3D nos espaços de suas próprias casas [em tamanho real], com a ajuda da realidade aumentada.”
Várias grifes do design internacional de mobiliário e itens de decoração já vêm adotando ferramentas de realidade aumentada também, com o suporte da startup internacional Sayduck.
Confira alguns vídeos deste trabalho, tanto da Ikea quanto da atuação da Sayduck, com demonstrações na meca mundial do design , o Salone Internazionale del Mobile, em Milão, e também com a solução desenvolvida para algumas destas marcas. Em edição recente da mostra 100% Design de Londres, por exemplo, a Vitra participou, em parceria com a Sayduck, com um estande para o qual praticamente não levou peças físicas, os projetos podiam ser vistos pelos visitantes virtualmente, por meio da realidade aumentada.