ESTILO

Quando puder viajar: passeios, hotéis e restaurantes imperdíveis na Islândia

O destino é perfeito para os aventureiros e amantes da natureza. Confira as dicas de turismo no país!

Se você pretende viajar para a Islândia quando for possível, é preciso ter em mente que o planejamento é diferente de qualquer outro país! A “terra do gelo e fogo” é um dos principais destinos para os viajantes que buscam belas paisagens e aventuras em trilhas, geleiras, vulcões e praias de areia preta. Apesar de ser surpreendente em todos os sentidos, até os mais viajados enfrentam algumas adversidades como o clima e as próprias opções de deslocamento no país. 

VEJA TAMBÉM: Quando puder viajar: 7 hotéis incríveis na Capadócia, Turquia

O país nórdico é composto por uma ilha principal e outras pequenas no oceano Atlântico, entre a Groenlândia e a Europa Ocidental. A densidade populacional é baixíssima, com menos de 400 mil habitantes. Ou seja, em uma viagem à Islândia há muita paisagem, campos e pouquíssimas pessoas. 

Apesar de ser considerado o quinto país mais caro do mundo para se visitar, não é necessário visto para a Islândia. Porém alguns documentos como seguro saúde, bilhetes aéreos e de hospedagem são necessários aos turistas. Também é recomendado que os visitantes façam uma carteira de habilitação internacional, já que para visitar o país a melhor (ou única) forma de conhecer todos os cantos é alugando um carro. 

Os passeios imperdíveis

Caverna de Gelo

(Foto: Divulgação | Visit Vatnajökull)

Com a combinação de frio, montanhas e vulcões, as paisagens da Islândia são bem diferentes do que estamos acostumados. No Parque Nacional de Vatnajökull, por exemplo, há uma caverna de gelo na geleira Vatnajökul, com paredes azuladas que parecem de vidro. Essa geleira é conhecida como a maior do país e ocupa 8% do território. Dá para programar várias atividades de esporte e aventura nessa área. 

Blue Lagoon

(Foto: Divulgação)

O local conhecido como Blue Lagoon (ou Lagoa Azul) faz parte de um resort e SPA instalado em uma área geotermal de origem vulcânica. A água é rica em sais minerais e algas e pode chegar aos 38ºC, em média. Tem até uma cachoeira quente por lá, onde os visitantes costumam ir para curtir o efeito de “massagem” da queda d’água. Você também encontra hotéis, lojas, bares e restaurantes no entorno. A Lagoa Azul fica aberta todos os dias até às 21h ou até meia-noite, dependendo da época do ano, e é preciso reservar a entrada.

Aurora boreal

(Foto: Reprodução | Wikimmedia)

Um dos destinos mais esperados e entusiasmantes, sem dúvida é a aurora boreal. Apesar de não ser fácil encontrar o fenômeno, a época do ano mais indicada é no inverno, entre setembro e março. Para se aventurar na procura, é indicado passeios em grupo, a fim de minimizar as dificuldades das estradas em meio à neve. 

Os melhores hotéis

360 Hotel & Spa

(Foto: Divulgação | TripAdvisor)

Um dos mais luxuosos da Islândia, o hotel está localizado em Selfoss, com todos os quartos 4 estrelas e uma vista deslumbrante. Há um restaurante no local, que serve cozinha local e também oferece opções sem lacticínios e vegetarianas. Todos os hóspedes têm acesso a um spa que inclui uma piscina com água geotermal quente, uma sauna e um salão relaxante com uma lareira. Os funcionários da recepção 24 horas falam dinamarquês, inglês, alemão e islandês, e estão dispostos a ajudar a qualquer hora do dia. O aeroporto mais próximo é o Aeroporto Doméstico de Reiquiavique, a 62 km da propriedade.

Hotel Ranga

(Foto: Divulgação | Hotel Ranga)

Situado a cerca de 75 minutos a sul de Reykjavik, o Hotel Ranga é uma propriedade de luxo de 51 quartos que está na proximidade de algumas das mais espetaculares maravilhas naturais e remotas da Islândia. Ele é conhecido por suas excepcionais vistas às luzes do norte, e ainda tem o seu próprio observatório com telescópios high-end. Frequentado por celebridades e lua de mel, o hotel dispõe de uma acolhedora decoração da cabine, um restaurante e ao ar livre banheiras de hidromassagem geo-termal. Os quartos variam de suítes continental com temas para Standard e Deluxe quartos com uma decoração simples; a maioria tem banheiras de hidromassagem e esplanadas.

Umi Hotel

(Foto: Divulgação | Umi Hotel)

O hotel está localizado em uma das cadeias montanhosas mais bonitas do país. A localização oferece uma forte conexão com a natureza, o que permite que os hóspedes vivenciem a paz e a tranquilidade do campo islandês. O hotel oferece um restaurante de primeira classe com uma vista única das Ilhas Westman e da costa sul, bem como um lounge bar com vista para o famoso vulcão subglacial Eyjafjallajökull.

Aproveite a gastronomia local

A culinária nórdica tem ganhado cada vez mais espaço no cenário gastronômico ao redor do mundo. Na Islândia, esse reconhecimento tem sido revelado por meio de inúmeros restaurantes de alta gastronomia e de fusão com outras culinárias internacionais. Por isso, selecionamos algumas opções de restaurantes para ampliar o seu repertório gastronômico no país. 

Dill Restaurant

(Foto: Divulgação | Dill Restaurant) 

O Dill é considerado um dos melhores restaurantes da cidade, por isso é necessário fazer reserva com bastante antecedência para garantir o lugar. Os pratos são inspirados em culinária nórdica contemporânea e extremamente saborosos. Além do menu degustação, perfeito para conhecer a gastronomia local, há opções de pratos que podem ser conferidos no site do restaurante

Matarkjallarinn

(Foto: Divulgação | Matarkjallarinn)

O Matarkjallarinn, também conhecido como FoodCellar, é um restaurante e bar com um estilo bem descontraído – durante a noite é comum até mesmo ter música ao vivo por lá. A maior parte dos pratos é feita com ingredientes locais. O restaurante também oferece um menu especial para vegetarianos e veganos. Uma das curiosidades é que no local há um “Secret Menu”, que você só descobre o que será servido na hora que os pratos chegam.

Kopar Restaurant 

(Foto: Divulgação | Kopar)

Com um ambiente acolhedor, o Kopar agrada diferentes gostos. O menu do restaurante é muito diversificado, tendo peixes, carnes e também opções vegetarianas e veganas. Um dos pratos mais pedidos do local, é o bacalhau islandês, servido com abóbora, alcachofra, quinoa e molho de tangerina com alguns pedacinhos de avelã. As combinações de sabores dos pratos são interessantes e, para ter uma experiência gastronômica completa é possível experimentar o menu degustação.

Grillmarkaðurinn

(Foto: Divulgação | Grillmarkaðurinn)

Para aqueles que gostam de carnes, o Grillmarkaðurinn é parada obrigatória. Os pratos tradicionais ganham um toque moderno nas mãos dos chefs Hrefna Rosa Saetran e Gudlaugur Frimannsson. As opções do restaurante são feitas a partir de produtos locais com ingredientes escolhidos com muito cuidado. Algumas das indicações do menu são carne de cordeiro, truta e uma variedade de carne bovina.

Deixe um comentário