ESTILO

O tradicional gerando o contemporâneo: vem conhecer o Projeto Mãos em Ação

A ação tem como propósito o resgate e a valorização de um importante patrimônio da cultura local: o trabalho manual com fibras naturais

Dando continuidade ao projeto Mãos em Ação, a Ôda Design Club se volta agora para o resgate e a valorização de um importante patrimônio da cultura local: o trabalho manual com fibras naturais.

O projeto buscou  artesãos que ainda trabalham com as fibras naturais. Principalmente na localidade onde os imigrantes italianos se estabeleceram com o artesanato em vime, junco e outras fibras. E assim, chegou até a família Túlio (Móveis Túlio), que começou o artesanato em cestaria em 1946 com o patriarca Natalino. Hoje, além da terceira geração da família, apenas um funcionário ajuda a manter a produção das peças em fibras naturais. Ainda assim, a atmosfera é de extremo amor pela técnica e pela arte ao trabalho manual. Uma herança cultural passada de geração para geração.

Este mês, o projeto Mãos em Ação promoveu um workshop com Humberto Campana em Santa Felicidade. O workshop foi para um pequeno grupo arquitetos, artistas e designers tendo a matéria-prima local como ponto de partida. O workshop proporcionou aos envolvidos a experiência de se relacionarem com o universo das fibras naturais e técnicas que esses artesãos imprimem no trabalho diário. Ticiana Martinez, da Ôda, conta que a atividade teve um caráter totalmente intuitivo. “A proposta do Humberto foi do aprendizado orgânico, no qual os convidados iam entendendo as possibilidades e negativas do material através da experimentação”.

Onde ver o resultado? 

O resultado do workshop será exposto em breve na Ôda Design Club. Mas os frutos vão além: alguns participantes estudam incluir em suas linhas comerciais detalhes e produtos em fibras naturais, perpetuando assim essa riqueza única, tão presente em nossa memória afetiva.

Deixe um comentário