Previsão da reabertura do turismo para 2021: turistas preferem cancelar ou remarcar?
Representado mais de 7 milhões de empregos diretos e indiretos no país, o setor de turismo foi um dos segmentos que mais teve prejuízo com a pandemia do Covid19. Por esse motivo, muitos países se viram obrigados a fechar as portas para os turistas até a situação se tranquilizar.
Embora ainda não haja uma projeção precisa da volta à normalidade após a pandemia, empresas do setor já planejam seus serviços para a retomada no primeiro semestre de 2021. Tendo em base essas projeções, muitos clientes optaram em reagendarem suas viagens, ao invés de simplesmente cancelarem.
O Grupo Dicas, rede de blogs de turismo, possuem algumas parcerias ligadas a serviços prestados em viagens, como aluguel de carros, hotéis, chips para telefone, entre outros. Em seu último levantamento, a rede apresentou os dados que a maioria dos clientes não realizaram o cancelamento das compras, apenas optaram em reagendar.
Um exemplo de cliente que decidiu remarcar a viagem, foi o caso da corretora de seguros, Pryscila Araujo dos Santos, de 34 anos. Que iria para Orlando por 11 dias e de lá, fazer um cruzeiro por mais 7 dias. Desde do momento em que os voos começaram a ser cancelados, Pryscila, decidiu apenas adiar sua viagem. “Decidi remarcá-la para março de 2021, tendo em vista que a situação está se normalizando aos poucos. Nunca considerei cancelar minha viagem, pois seria o mesmo que desistir do meu sonho”, comenta a corretora.
Tendo como base na projeção de que o turismo volte a retomada em 2021, o Grupo Dicas, informa que nesse mês de julho as vendas dos serviços prestados por seus parceiros tiveram um crescimento de 8%, desde o início da pandemia. As vendas estão sendo realizadas para os destinos onde a crise está mais controlada, como Paris, Lisboa, Cancún, Barcelona, Uruguai, Orlando e Nova York.