Arquitetura premiada: entenda a importância dos prêmio internacionais
Um escritório de arquitetura aumenta seu volume de projetos e a qualidade deles conforme vai se consolidando. O desejo de mostrar ao mundo suas realizações por meio de publicações em revistas especializadas, por exemplo, torna-se uma rotina saudável. Além disso, floresce o desejo de encarar novos desafios, em eventos nos quais a criatividade e o talento serão julgados. Por isso, participar de premiações internacionais é algo instigante e importante.
Muitos desses prêmios são representativos e têm idoneidade nos seus resultados. Seguem rigorosos critérios de avaliação e são compostos por um quadro de júri muito qualificado, normalmente formado por profissionais de diversos países. Para escolher de quais premiações participar, é necessário conhecê-las profundamente, assim como observar se o produto ou projeto se encaixa no concurso.
No final do ano passado, inscrevemos um projeto do nosso escritório, SCK Arquitetura, que apresentava uma estética arrojada no International Property Awards. Um dos mais relevantes prêmios de arquitetura e design, também é conhecido por ser a maior e mais prestigiada competição imobiliária mundial.
Batizado como “Panoramic House”, o projeto venceu na categoria USA & Americas e foi oficialmente anunciado durante um evento realizado no Fairmont Royal York Hotel, em Toronto, no Canadá, no último dia 03 de outubro. A casa premiada, ainda em construção, está localizada no condomínio fechado de alto padrão Bravíssima Private Residence, em Itajaí (SC). Ao todo, são 1.200 m² de área construída em um terreno de 3.500 m² que, por si só, já é bastante desafiador. Acredito que a divulgação de projetos seja essencial para o crescimento de qualquer escritório de arquitetura.
Assim, as premiações internacionais são um caminho possível para que isso ocorra de maneira ainda mais ampla. O exemplo que dei mostra que é possível participar e até mesmo ganhar um prêmio internacional. Porém, a preparação minuciosa na apresentação, conceituação e defesa do projeto inscrito é fundamental para se chegar ao êxito.
*Coluna originalmente publicada na edição 229 da revista TOPVIEW.